Como atualizar para o Ubuntu 15.10 na versão desktop

Agora que foi lançada oficialmente a nova versão do Ubuntu, é chegada a hora de mudar seu sistema para ela. Se você ainda não sabe como fazer isso, veja como atualizar para o Ubuntu 15.10.


O Ubuntu , e se você já usa uma versão anterior do sistema, acompanhe e aprenda neste simples tutorial, como atualizar ele para o Ubuntu 15.10 na versão desktop.
atualizar para o Ubuntu 15.10

Atenção!

Antes de atualizar, saiba que o Ubuntu 15.10 não é uma versão LTS (Long Term Support ou Longo Tempo de Suporte), e portanto, terá suporte por nove meses para Ubuntu Desktop, Ubuntu Server, Ubuntu Core, Kubuntu, Edubuntu, Ubuntu Kylin, juntamente com todos os outros sabores.

Também é muito importante que você saiba que se seu sistema está em uma versão anterior ao Ubuntu 15.04, será preciso repetir o processo abaixo algumas vezes, até finalmente poder atualizar para o Ubuntu 15.10. Por exemplo, se você estiver no Ubuntu 14.04, terá que atualizar primeiro para o 14.10, 15.04 e depois, para o 15.10.

Mais sobre o Ubuntu 15.10

Preparando o sistema para atualizar para o Ubuntu 15.10 na versão desktop

Antes de começar qualquer processo de atualização, você precisa fazer o seguinte:

  • Faça um backup de todos os arquivos importantes, documentos, favoritos e outros dados;
  • Se você instalou drivers proprietários manualmente e diretamente do site do fabricante, então você precisa remover esses drivers antes de reverter para os drivers de código aberto, antes de atualizar.;
  • Desative todos os repositórios de terceiros, para isso, abra a opção “Programas e atualizações” de “Configurações do sistema” do Unity e na aba “Outros programas”, desmarque-os. Se necessário, forneça a senha para autorizar as alterações;
    atualizar-para-ubuntu-15.04-1
    • Confirme se na aba “Atualizações” a opção “Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu:” está definida como “Para qualquer nova versão”, se não estiver, altere para ficar assim. Feche a janela, clicando no botão “Fechar”.  Quando aparecer uma pequena janela informando que “A informação sobre aplicativos disponíveis está desatualizada”, clique no botão “Recarregar”. Aguarde até o sistema atualizar as fontes de programas;

preparando-atualizar-para-ubuntu-15-10-1
preparando-atualizar-para-ubuntu-15-10-2
preparando-atualizar-para-ubuntu-15-10-3

Como atualizar para o Ubuntu 15.10 na versão desktop

Depois de tomadas as devidas precauções, para atualizar o Ubuntu desktop para a versão 15.10, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Atualize o APT com os comandos (pode ser que seja necessário

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Passo 3. Reinicie o sistema depois disso:

sudo reboot

Passo 4. Depois que o sistema reiniciar, quando você fizer login será informado que uma nova versão do Ubuntu está disponível. Clique no botão “Sim, Atualize agora” e depois fornece a senha para autorizar a atualização. Se a mensagem não aparecer, execute o comando sudo update-manager -d em um terminal, para iniciar a atualização e clique no botão “Atualizar…”; atualizar-para-o-ubuntu-15-10-1 Passo 6. Na próxima tela, confirme novamente, clicando no botão “Atualizar”.
atualizar-para-o-ubuntu-15-10-2
Passo 5. Depois disso, o atualizador irá buscar os arquivos a serem instalado e perguntará se você quer realmente iniciar a atualização. Confirme, clicando no botão “Iniciar atualização”; Captura de Tela 2014-09-30 às 08.04.20 Passo 7. Se houver pacotes que ficaram obsoletos com a atualização, você será informado e poderá optar entre “Manter” e “Remover”, sendo essa última opção a mais recomendável;
obsoletos
Passo 8. Finalmente, você será solicitado a reiniciar o computador para concluir a atualização. Confirme e estará pronto.
finalizando

Pronto! Seu sistema está atualizado.

O que está sendo falado no blog hoje

No Post found.

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.