Segundo os meios de comunicação russos, as atualizações do Chrome em dispositivos Android na Rússia estão falhando.
Um número crescente de usuários do Android Google Chrome na Rússia está relatando erros ao tentar instalar a atualização mais recente para o navegador da web.
O número de reclamações está aumentando a cada dia, mas até agora, a causa do problema permanece desconhecida e ainda sem solução.
Atualizações do Chrome em dispositivos Android na Rússia estão falhando
De acordo com meios de comunicação russos e vários comentários de usuários na Play Store, os problemas começaram em 9 de maio de 2022, quando o Google lançou a versão 101 do Chrome para Android.
Aqueles que tentaram instalar a versão mais recente receberam um erro dizendo: “Falha ao instalar o Google Chrome”. A mensagem ainda aconselha o usuário a tentar novamente e seguir as dicas de solução de problemas, se isso não ajudar.
Os usuários que achavam que o problema poderia ser corrigido removendo e reinstalando o Chrome negaram a adição do navegador ao dispositivo.
O Google anunciou que usuários e desenvolvedores russos seriam impedidos de baixar ou atualizar aplicativos pagos da Play Store a partir de 5 de maio de 2022. No entanto, o Chrome é gratuito, portanto, deve estar fora dessa nova política.
Além disso, a mensagem de erro não deixa claro o motivo da falha na atualização, seja devido a sanções ou a um problema técnico.
Ao mesmo tempo, o agente de suporte do Google na Play Store sugere que os usuários russos encontrem uma solução nas discussões da Comunidade de Suporte.
A situação deixa os usuários russos do Chrome para Android com várias opções que podem resolver o problema:
- permanecer na versão que eles estão usando
- baixe um APK para instalar o Chrome manualmente
- use uma VPN para enganar a Play Store para fornecer a atualização
- mudar para um navegador diferente
Manter uma versão mais antiga traz riscos de segurança, pois o Google corrigiu 13 vulnerabilidades na versão mais recente, e a lista provavelmente aumentará com o tempo.
Baixar um APK do Chrome e instalá-lo manualmente pode funcionar bem, mas os usuários devem obter o pacote de uma fonte confiável.
Obviamente, a situação cria as condições perfeitas para configurar golpes e sites de remoção de malware que fingem oferecer aos russos a versão mais recente do Chrome.
Usar uma VPN para atualizar o dispositivo com a versão mais recente do Chrome pode ser a maneira mais segura de obter o aplicativo, embora viole os termos da Play Store, podendo ter sua conta banida.
Além disso, os poucos produtos VPN ainda disponíveis legalmente na Rússia podem não funcionar mesmo depois de limpar o cache do aplicativo Play Store.
Considerando o exposto, se mudar para um navegador diferente não for desejável, manter a versão mais antiga é provavelmente a opção mais segura para continuar usando o Chrome na Rússia.