Segundo um alerta da Oracle, a mais recente atualização do macOS 14.4 quebra o Java em CPUs Apple, ou seja, os processadores M1, M2 e M3.
A Oracle alertou os clientes da Apple para adiarem a instalação da atualização mais recente do macOS 14.4 Sonoma porque isso quebrará o Java nas CPUs Apple silicon.
Atualização do macOS 14.4 quebra o Java em CPUs Apple
Esse problema faz com que o processo Jave seja encerrado de forma frequente e intermitente sem aviso prévio em Macs afetados com processadores M1, M2 e M3.
Afeta todas as versões do Java, desde o Java 8 até as compilações de acesso antecipado mais recentes do JDK 22, e não há soluções alternativas disponíveis no momento.
“Não há solução alternativa disponível e, como não há uma maneira fácil de reverter uma atualização do macOS, os usuários afetados podem não conseguir retornar a uma configuração estável, a menos que tenham um backup completo de seus sistemas antes da atualização do sistema operacional”, alertou Aurélio Garcia. -Ribeyro, Diretor Sênior de Gerenciamento de Produtos da Oracle.
Isso é causado pela forma como o macOS executado no silício da Apple responde quando um processo JAVA tenta acessar a memória em regiões de memória protegidas.
Nas versões anteriores do macOS, o sistema operacional enviava um sinal SIGBUS ou SIGSEGV ao processo e deixava-o decidir como continuar.
No entanto, no macOS 14.4, o sistema operacional agora responde com um sinal SIGKILL que encerra o processo de tentativa de acesso à memória protegida.
Segundo Garcia-Ribeyro, como a Java Virtual Machine utiliza geração dinâmica de código e acessa a memória em regiões de memória protegidas para garantir correção e desempenho, seu processo será encerrado após a implantação da atualização do macOS 14.4.
A Oracle já alertou os clientes, a Apple e seus parceiros OpenJDK e aconselha os usuários da Apple a atrasar a atualização até que o problema seja corrigido.
“Recomendamos que os usuários de Java em dispositivos Apple baseados em ARM executando macOS 14 atrasem a aplicação da atualização até que o problema seja resolvido”, disse Garcia-Ribeyro.
Mais outros problemas causados pelo macOS 14.4
Os usuários de Mac que já instalaram o macOS 14.4 Sonoma também relataram ter enfrentado outros problemas além do Java ser morto inesperadamente, conforme relatado pelo MacRumors.
Outros problemas que os usuários que desejam atualizar para o macOS 14.4 devem estar cientes:
- Os drivers de impressora, especialmente para impressoras HP, podem ser removidos ou corrompidos .
- Aqueles que utilizam “Optimize Mac Storage” podem perder todas as versões de arquivos salvas anteriormente se ele for removido do armazenamento local do iCloud Drive.
- Alguns usuários relataram problemas de conectividade com hubs USB e monitores com portas USB.
- Macs Apple Silicon executando macOS 14.4 podem ter problemas de compatibilidade com produtos PACE , incluindo o iLok License Manager.
- Macs Apple Silicon executando macOS 14.4 podem ter problemas de compatibilidade com produtos PACE, incluindo o iLok License Manager.