A Canonical lançou uma importante atualização do Kernel para Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) e seus derivados, abordando mais de 20 vulnerabilidades de segurança que afetam o kernel do Linux 4.13. Confira os detalhes desse update.
- Como mudar do servidor gráfico Wayland para o Xorg no Ubuntu 17.10 ou superior
- Como ativar o recurso de minimizar janela de aplicativo ao clicar no Ubuntu com Gnome
- Como ativar o recurso Night Light no Ubuntu com Gnome Shell
- Como remover o ambiente Unity do Ubuntu 17.10, 18.04 ou superior
- Como alterar o fundo da tela de login no Ubuntu 18.04 ou superior
Primeira versão do sistema a vir com o GNOME Shell como o ambiente de trabalho padrão no lugar do Unity da Canonical, o Ubuntu 17.10 é um marco na história desse popular sistema operacional.
Como não é uma versão LTS (Long term support), o Ubuntu 17.10 será suportado por 9 meses até julho de 2018. Por conta disso, ele ainda recebe atualizações de software e segurança, como este grande update lançado pela Canonical.
Canonical lançou uma grande atualização do Kernel para Ubuntu 17.10! Confira!
De acordo com o alerta de segurança, um total de 22 vulnerabilidades de segurança foram corrigidas nesta nova atualização do kernel.
Dentre as correções estão incluidas as diversas vulnerabilidades use-after-free no subsistema ALSA PCM do kernel Linux, implementação de namespaces de rede, uma race condition na implementação do sistema de arquivos OCFS2, bem como uma race condition na implementação do dispositivo de bloco de loop.
Os problemas também foram corrigidos: implementação KVM do kernel Linux, componente HugeTLB, implementação HMAC, componente netfilter, implementação de keyring, módulo passive net fingerprint fingerprinting (xt_osf), implementação do algoritmo de criptografia Salsa20, driver Ethernet Broadcom NetXtremeII, implementação de Socket Datagram Confiável (RDS) e o driver de dispositivo usbtest.
Além disso, a atualização do kernel corrige bugs no USB SoundGraph iMON, USB IMS Passenger Unit, DiBcom DiB0700 USB DVB, ASIX Ethernet USB, CDC USB Ethernet e QMI WWAN USB drivers no kernel do Linux que podem permitir que um atacante fisicamente próximo possa derrubar o sistema vulnerável, causando uma negação de serviço.
A Canonical convida todos os usuários do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) a atualizar seus sistemas o mais rápido possível para a nova versão do kernel (linux-image-4.13.0-38 4.13.0-38.43) que está disponível para instalação a partir dos arquivos principais do Ubuntu 17.10 e seus derivados.
Para atualizar seu sistema, execute o atualizador de programas do sistema ou você pode seguir as instruções fornecidas pela Canonical em https://wiki.ubuntu.com/Security/Upgrades.
A atualização do kernel também está disponível para usuários do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) usando o kernel HWE (Hardware Enablement) do Ubuntu 17.10.
Além disso, ela está disponível para sistemas Google Cloud Platform (GCP) e processadores OEM, além de plataformas de 64 e 32 bits no Ubuntu 16.04.4 ou sistemas posteriores.
Finalmente, lembre-se de reiniciar seus computadores, depois de instalar a nova versão do kernel.
Para saber mais sobre essa atualização para o Ubuntu 17.10, clique nesse link.
Conheça melhor o Ubuntu 17.10
Para saber mais sobre o Ubuntu 17.10, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Lubuntu Next Adotou o Instalador Calamares e Continua em Desenvolvimento
- Canonical lançou uma grande atualização do Kernel para Ubuntu 17.10
- Como instalar o Nuvola Player no Ubuntu e derivados
- Configure a tela de login com o LightDM GTK+ Greeter Settings
- OpenBSD 6.3 lançado – Confira as novidades e baixe
- Lançado Dash to Dock v63 com suporte ao GNOME 3.28 e outras novidades