Como ativar o repositório RPM Fusion no Fedora e derivados

Se você precisa instalar programas que não estão nos repositórios do Fedora, veja como ativar o repositório RPM Fusion no Fedora e derivados, e resolva seu problema.

Como acontece na maioria das distribuições Linux, elas nem sempre entregam os softwares que queremos ou precisamos. Por conta suas sua politicas de controle de qualidade de pacotes, o Fedora oferece pacotes de alta qualidade, mas infelizmente, muitos programas ficam de fora.

Como ativar o repositório RPM Fusion no Fedora e derivados
Como ativar o repositório RPM Fusion no Fedora e derivados

Felizmente, dá para resolver isso usando o RPM Fusion. O repositório RPM Fusion fornece softwares que o Projeto Fedora ou a Red Hat não fornecem em seus repositórios.

O RPM Fusion é um repositório de software, que fornece pacotes complementares para a distribuição do Fedora do sistema operacional do computador Linux. Ele nasceu como uma fusão dos repositórios mais antigos Livna, Dribble e Freshrpms.

Ou seja, o RPM Fusion é uma fusão de Dribble, Freshrpms e Livna; nosso objetivo é simplificar a experiência do usuário final agrupando o máximo de software complementar possível em um único local.

O RPM Fusion fornece software que o Projeto Fedora ou Red Hat não deseja distribuir. Esse software é fornecido como RPMs pré-compilados para todas as versões atuais do Fedora e Red Hat Enterprise Linux atual ou versões clones; você pode usar os repositórios RPM Fusion com ferramentas como yum e PackageKit.

Esses softwares são fornecido como RPMs pré-compilados para todas as versões atuais do Fedora e versões atuais dos clones ou Red Hat Enterprise Linux, assim, você pode usar os repositórios do RPM Fusion com ferramentas como yum e PackageKit.

O objetivo do Fusion é simplificar a experiência do usuário final agrupando o máximo possível de software complementar em um único local.

Como ativar o repositório RPM Fusion no Fedora e derivados

Para ativar o RPM Fusion no Fedora e derivados, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo dnf update

Pronto! Quando quiser instalar programas do RPM Fusion, use a sintaxe abaixo.

sudo dnf install nomedopacote

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.