Veja como ativar o Picture in Picture no Google Chrome

Se você quer aproveitar melhor a reprodução de vídeos enquanto trabalha e navega, veja como ativar o Picture in Picture no Google Chrome.

O modo picture in picture (muitas vezes abreviado para PiP) é um recurso que permite assistir a vídeos on-line em uma janela flutuante e redimensionável fora de uma página da Web ou de um aplicativo de vídeo dedicado.

Veja como ativar o Picture in Picture no Google Chrome
Veja como ativar o Picture in Picture no Google Chrome

Como a janela PiP está sempre em cima de outras janelas ou aplicativos, ela fornece uma maneira prática de assistir a um clipe de vídeo enquanto ele toca, mas também é livre para fazer negócios, navegar em outros sites e usar outro software.

O picture-in-picture é mais conhecido por seu uso no aplicativo do YouTube do Google no iOS e Android, onde a multitarefa que ele oferece se mostrou especialmente popular.

Agora, o Google está trazendo o modo picture in picture para o Chrome na área de trabalho. E se você estiver executando o Google Chrome beta ou dev no Windows, macOS ou Linux, você pode ativar o recurso agora mesmo. E neste tutorial, você verá como ativá-lo.

Como ativar o Picture in Picture no Google Chrome

Para ativar o modo Picture in Picture no Google Chrome, você precisará ativar dois recursos experimentais. Isso pode ser feito facilmente no navegador (e pode ser desfeito rapidamente se mudar de ideia mais tarde).

O modo Picture in Picture mencionado neste tutorial funciona em todas as plataformas, portanto, você pode seguir as etapas fornecidas para ativar o PiP no Chrome no Windows, no macOS, no ChromeOS e no Linux.

Primeiramente, acesse o seguinte endereço em uma nova guia do Chrome. Altere a configuração de “Padrão” para “Ativado”.

chrome://flags/#enable-picture-in-picture

Google Chrome

Em seguida, acesse este endereço em uma nova guia do Chrome. Mais uma vez, altere a configuração de ‘Padrão’ para ‘Ativado’:

chrome://flags/#enable-surfaces-for-videos

Google Chrome

Por fim, reinicie o Chrome quando solicitado (procure o botão gigante de ‘Reiniciar o Chrome’ na parte inferior da janela).

Como usar o Picture in Picture no YouTube no Chrome

O recurso de imagem em imagem para o Chrome funciona exatamente como você espera. Você encontra um vídeo, clica com o botão direito do mouse na incorporação ou no player e seleciona a opção Picture in Picture (Picture in Picture), para destacá-lo para uma pequena janela no canto da área de trabalho.

Infelizmente, ainda não há muitos sites com os quais este recurso é compatível, mas sem dúvida o mais importante é o YouTube.

Quando você encontrar um vídeo que deseja assistir , clique duas vezes com o botão direito do mouse no player de vídeo para abrir o menu de opções principais e selecione a opção “Picture in Picture”:

Google Chrome

O vídeo irá se destacar e aparecer no canto inferior direito.

Você pode redimensionar e reposicionar a janela flutuante como desejar (lembre-se de que ela fica no topo de todas as outras janelas por design, não apenas no Chrome):

Pause o vídeo reproduzido a qualquer momento usando os controles na página da Web do YouTube de onde ele é originário ou passando o mouse sobre a janela flutuante e clicando no botão de pausa.

Resumo

Picture in picture oferece uma maneira útil de assistir a vídeos em uma pequena janela flutuante em sua área de trabalho, enquanto você faz outras coisas, como ler uma postagem neste blog, organizar uma lista de reprodução, terminar essa redação e assim por diante.

Em suma, é a maneira perfeita de assistir seus vídeos favoritos durante a execução de múltiplas tarefas.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.