Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS

E o Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS, indicando que o sistema poderá ser instalado nesse console.

Atualmente existem diversas distribuições Linux que visam levar a experiência SteamOS para qualquer computador. O ChimeraOS faz isso com o GNOME e o Bazzite com o KDE, mas nenhuma dessas opções é desenvolvida pela Valve. No entanto, são opções válidas.

Desde o lançamento do Asus Rog Ally X, que melhorou em seções como a bateria, há um debate sobre qual é o melhor PC portátil, e esse debate pode terminar se as novidades que trazemos hoje forem confirmadas. Poderia.

Segundo relatos, tanto a Sony quanto a Microsoft vendem seus consoles a preço de custo. A intenção deles não é ganhar dinheiro com consoles, mas sim com jogos. Da mesma forma, a Valve vende seu Steam Deck por um preço baixo considerando tudo o que oferece.

É diferente com empresas que precisam ganhar dinheiro com hardware, como Asus, Lenovo ou MSI. No papel e na maioria dos pontos, o Asus Rog Ally X supera o Steam Deck, tendo como ponto fraco, este é subjetivo, o fato de usar Windows.

A última versão beta do sistema da Valve é o SteamOS 3.6.9, e em sua lista de novidades lemos a palavra “Asus” pelo menos duas vezes.

Um deles não é muito importante, pois se trata de um controlador, o Raikiri, mas o outro é. Mais tarde, lemos “Adicionado suporte para chaves extras do Rog Ally”.

Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS

Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS
Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS

Sim. O Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS. Isso pode significar que a Valve deu o primeiro passo para tirar seu SteamOS de seu Steam Deck.

Se a empresa fizer isso, eles devem lançar um ISO, e isso pode ser instalado em qualquer PC com x86_64 arquitetura. Como isso acaba funcionando é outra questão, já que apenas os dispositivos para os quais as alterações estão incluídas seriam suportados diretamente.

Para quem não conhece, SteamOS é um sistema operacional desenvolvido pela Valve que ao ser iniciado entra no modo de jogo e possui tudo o que é necessário para rodar quase todos os títulos Steam, senão todos. Embora alguns funcionem melhor que outros.

Se quisermos, podemos entrar no modo desktop e fazer algumas alterações ou atualizações, e também usar o computador a partir de um Linux imutável com Plasma.

Esse não é o meu caso, mas as pessoas que experimentaram um console Windows e um Steam Deck, ou simplesmente um jogo compatível com Linux em um PC, dizem que o desempenho dos jogos no Linux é melhor.

Poderia até mesmo escrever muito tentando explicar, mas eu resumiria falando sobre a leveza do sistema operacional, menos processos em segundo plano e, em suma, o Linux funciona mais próximo ou com menos obstáculos em seu caminho para o hardware.

A resposta a essa pergunta está em unidades externas, em deixar de lado preconceitos e em saber para que serve cada coisa.

Um usuário com um Asus Rog Ally X ou outro console compatível pode instalar o SteamOS em uma unidade externa – ou dualboot se permitir – e aproveitar seus pontos positivos.

Quando você vai fazer algo que não importa onde executá-lo, você quer jogar um título que é apenas para Windows ou Game Pass, você já usa o sistema Windows.

Quando você vai fazer algo que não importa onde você roda, você quer jogar um título que é só para Windows ou Game Pass, você já usa o sistema Windows.

Entre os benefícios que mencionamos, além do potencial de melhoria de desempenho, também temos suporte de hardware.

A cada dois meses, Linus Torvalds lança uma nova versão de seu kernel com suporte para vários hardwares novos. Isso pode significar que o SteamOS será compatível com mais controladores do que o Windows.

Embora a única coisa certa seja que existe uma nova versão beta do SteamOS que mencionou claramente o Rog Ally.

Quando chegará a versão estável? Já era esperado há semanas, mas a Valve está introduzindo muitas mudanças, será um grande lançamento e querem deixar tudo bem amarrado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.