E o Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS, indicando que o sistema poderá ser instalado nesse console.
Atualmente existem diversas distribuições Linux que visam levar a experiência SteamOS para qualquer computador. O ChimeraOS faz isso com o GNOME e o Bazzite com o KDE, mas nenhuma dessas opções é desenvolvida pela Valve. No entanto, são opções válidas.
Desde o lançamento do Asus Rog Ally X, que melhorou em seções como a bateria, há um debate sobre qual é o melhor PC portátil, e esse debate pode terminar se as novidades que trazemos hoje forem confirmadas. Poderia.
Segundo relatos, tanto a Sony quanto a Microsoft vendem seus consoles a preço de custo. A intenção deles não é ganhar dinheiro com consoles, mas sim com jogos. Da mesma forma, a Valve vende seu Steam Deck por um preço baixo considerando tudo o que oferece.
É diferente com empresas que precisam ganhar dinheiro com hardware, como Asus, Lenovo ou MSI. No papel e na maioria dos pontos, o Asus Rog Ally X supera o Steam Deck, tendo como ponto fraco, este é subjetivo, o fato de usar Windows.
A última versão beta do sistema da Valve é o SteamOS 3.6.9, e em sua lista de novidades lemos a palavra “Asus” pelo menos duas vezes.
Um deles não é muito importante, pois se trata de um controlador, o Raikiri, mas o outro é. Mais tarde, lemos “Adicionado suporte para chaves extras do Rog Ally”.
Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS
Sim. O Asus Rog Ally apareceu na última versão beta do SteamOS. Isso pode significar que a Valve deu o primeiro passo para tirar seu SteamOS de seu Steam Deck.
Se a empresa fizer isso, eles devem lançar um ISO, e isso pode ser instalado em qualquer PC com x86_64 arquitetura. Como isso acaba funcionando é outra questão, já que apenas os dispositivos para os quais as alterações estão incluídas seriam suportados diretamente.
Para quem não conhece, SteamOS é um sistema operacional desenvolvido pela Valve que ao ser iniciado entra no modo de jogo e possui tudo o que é necessário para rodar quase todos os títulos Steam, senão todos. Embora alguns funcionem melhor que outros.
Se quisermos, podemos entrar no modo desktop e fazer algumas alterações ou atualizações, e também usar o computador a partir de um Linux imutável com Plasma.
Esse não é o meu caso, mas as pessoas que experimentaram um console Windows e um Steam Deck, ou simplesmente um jogo compatível com Linux em um PC, dizem que o desempenho dos jogos no Linux é melhor.
Poderia até mesmo escrever muito tentando explicar, mas eu resumiria falando sobre a leveza do sistema operacional, menos processos em segundo plano e, em suma, o Linux funciona mais próximo ou com menos obstáculos em seu caminho para o hardware.
A resposta a essa pergunta está em unidades externas, em deixar de lado preconceitos e em saber para que serve cada coisa.
Um usuário com um Asus Rog Ally X ou outro console compatível pode instalar o SteamOS em uma unidade externa – ou dualboot se permitir – e aproveitar seus pontos positivos.
Quando você vai fazer algo que não importa onde executá-lo, você quer jogar um título que é apenas para Windows ou Game Pass, você já usa o sistema Windows.
Quando você vai fazer algo que não importa onde você roda, você quer jogar um título que é só para Windows ou Game Pass, você já usa o sistema Windows.
Entre os benefícios que mencionamos, além do potencial de melhoria de desempenho, também temos suporte de hardware.
A cada dois meses, Linus Torvalds lança uma nova versão de seu kernel com suporte para vários hardwares novos. Isso pode significar que o SteamOS será compatível com mais controladores do que o Windows.
Embora a única coisa certa seja que existe uma nova versão beta do SteamOS que mencionou claramente o Rog Ally.
Quando chegará a versão estável? Já era esperado há semanas, mas a Valve está introduzindo muitas mudanças, será um grande lançamento e querem deixar tudo bem amarrado.