E foi lançado o Asterisk 18 chega com maior suporte para protocolos, codecs e muito mais. Confira os detalhes dessa importante atualização.
Asterisk é um poderoso software que é usado para implementar software PBXs, sistemas de comunicação de voz, gateways VoIP, organizar sistemas IVR (menu de voz), correio chamadas, teleconferências e centros de atendimento e que o código-fonte do projeto está disponível sob a licença GPLv2.
Talvez o mais interessante sobre o Asterisk é que ele reconhece muitos protocolos VoIP como SIP, H.323, IAX e MGCP. O Asterisk pode interoperar com terminais IP agindo como um registrador e como um gateway entre os dois.
Um dos pontos fortes do software Asterisk é que ele permite a unificação de tecnologias: VoIP, GSM e PSTN.
Agora, depois de um ano de desenvolvimento, um novo ramo estável da plataforma de comunicação aberta Asterisk 18 foi lançado.
Novidades do Asterisk 18

No Asterisk 18, o suporte para os protocolos STIR/SHAKEN foi adicionado para combater o spoofing de identificador de chamadas.
Com estes novos protocolos adicionados é suportado o envio de um cabeçalho com garantia de identidade para chamadas de saída e a verificação do chamador ao receber chamadas com certificação de identidade para chamadas de saída e verificação do chamador ao receber chamadas recebidas.
Outra mudança que é apresentada nesta nova versão do Asterisk 18 é que foi adicionado um novo modo de formato de registro “simples”, que não usa caracteres de controle para destacar e fornece informações sobre o arquivo, a função e o número linha.
Adicionadas opções “maximum_sample_rate” ao gateway de conferência ConfBridge para definir a taxa de amostragem máxima e opções “text_messaging” para controlar se o usuário tem mensagens de texto habilitadas.
No ARI (Asterisk REST Interface), uma API para a criação de aplicativos de comunicação externa que podem manipular diretamente canais, pontes e outros componentes de telefonia no Asterisk, o parâmetro ‘inhibitConnectedLineUpdates’ foi adicionado para chamadas para ‘bridges.addChannel’ para impedi-los de o ID de uma nova linha conectada é passado para outros participantes do canal combinado.
O sub-recurso “externalMedia” foi adicionado ao recurso Canal ARI, com a ajuda do qual você pode substituir o som de um servidor externo nos canais combinados ou transmitir o som dos canais combinados para um servidor externo.
O comportamento do aplicativo BridgeAdd é semelhante ao do aplicativo Bridge e também define a variável BRIDGERESULT para o canal, de forma que as informações sobre o resultado da combinação de canais sejam passadas para o script de processamento de chamadas (dialplan).
O módulo res_pjsip implementa as novas opções Input_call_offer_pref e outgoing_call_offer_pref para definir a ordem desejada dos codecs para chamadas de entrada e saída.
AMI (Asterisk Manager Interface) adicionou a capacidade de especificar ‘Content-Type’ para ações SendText.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Para aplicativos e canais, o suporte para o protocolo de transmissão de áudio bidirecional AudioSocket foi implementado.
- A configuração “hide_messaging_ami_events” é ativada por padrão para excluir eventos de mensagens para reduzir a carga em aplicativos AMI e ARI.
- Adicionado suporte para codec de vídeo H.265/HEVC.
- Os aplicativos Dial, Page e ChanIsAvail permitem a utilização de posições vazias na lista de mala direta, simplificando os cenários de processamento de chamadas ao eliminar a necessidade de busca por posições vazias.
- Adicionada a opção “enable_status” ao servidor http embutido para desabilitar a renderização “/httpstatus” da página interna.
- Adicionado o modo “playlist” para res_musiconhold, permitindo que você especifique uma lista de arquivos ou URLs para reprodução.
- Res_rtp_asterisk converteu o mecanismo de lista negra em um sistema de lista de acesso (ACL) com as opções ice_deny, ice_permit, ice_acl, stun_deny, stun_permit e stun_acl.
- O Streams API implementa os recursos básicos para gerenciamento de negociação de codec (ACN, negociação avançada de codec).
Para saber mais sobre essa versão do Asterisk, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Asterisk
Para instalar a versão mais recente do Asterisk nas principais distribuições Linux, use esse os arquivos disponíveis nesse endereço.