Assistente virtual Amazon Alexa pode ser adicionada à sua distribuição?

Você já se perguntou se assistente virtual Amazon Alexa pode ser adicionada à sua distribuição? Entenda a situação do Linux em relação a esse recurso.

Existem várias opções para poder usar um assistente virtual em sua distribuição Linux, a fim de realizar consultas ou ações por meio de comandos de voz.

Ambos os sistemas operacionais Android e iOS já possuem assistentes como Google Assistant e Siri respectivamente, além de possuir Cortana no Windows.

Mas, no Linux é um pouco mais esquecido pelos desenvolvedores desses sistemas, embora isso não impeça você de tê-los, como você pode ver.

Assistente virtual Amazon Alexa pode ser adicionada à sua distribuição?

Assistente virtual Amazon Alexa pode ser adicionada à sua distribuição?

Se eles desenvolvessem aplicativos nativos como já existem para muitos outros sistemas operacionais e dispositivos, tudo seria muito mais fácil e eles seriam mais integrados.

No momento, todas as opções passam por tentar “contornar” esses apps para poder usá-los em sua distro favorita seguindo um dos métodos que indico aqui…

Como você bem sabe, existem alguns aplicativos disponíveis que são um tanto duvidosos ou não funcionam muito bem para implementar este tipo de assistentes nativamente (ex: Alexa). Na ausência de aplicativos oficiais, você só terá que explorar estas alternativas:

  1. Você pode optar por instalar um emulador Android em sua distribuição, como o Anbox. Com este projeto, você poderá instalar qualquer aplicativo Android nativo para poder usá-lo, e isso inclui também a possibilidade de instalar o aplicativo oficial Alexa para o sistema operacional Google.
  2. Outra alternativa à anterior é usar o WINE ou uma máquina virtual com Windows para poder instalar o aplicativo Alexa nativo para o sistema operacional Microsoft. Obviamente, a opção WINE é mais confortável, então você não precisa iniciar o MV toda vez que quiser usar o Alexa.
  3. Finalmente, outra alternativa é seguir este tutorial para tornar um dispositivo Amazon Echo compatível com Linux.
  4. Para ter o Google Assistant, como alternativa ao Alexa, você também pode seguir passos semelhantes, já que também está disponível para sistemas como o Android de forma nativa, portanto, com um emulador (ou um Android x86 MV) você também poderia tê-lo.

Caso queira o Siri você tem um pouco mais complicado, já que aconteceria usando uma máquina virtual com macOS e a partir desta podendo usar o assistente da Apple…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile