Armbian 24.8 lançado com suporte para novas placas ARM

E foi lançado o Armbian 24.8 com suporte para novas placas ARM, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.

Enfim, o Armbian é uma estrutura de construção de computação que permite aos usuários criar imagens prontas para uso com kernels de trabalho em configurações de espaço de usuário variável para vários computadores de placa única.

Ele fornece várias imagens pré-construídas para algumas placas compatíveis.

E, agora, a comunidade Armbian anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Armbian 24.8 como o mais recente lançamento estável deste promissor sistema operacional baseado em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM e sistemas x86.

Novidades do Armbian 24.8

Armbian 24.8 lançado com suporte para novas placas ARM
Armbian 24.8 lançado com suporte para novas placas ARM

O Armbian 24.8 chega três meses após o Armbian 24.5 e apresenta estabilidade aprimorada para hardware RK3588 com as últimas atualizações do bootloader, visuais mais suaves com aceleração de vídeo 4K60p para imagens KDE Plasma e GNOME e suporte total para a placa BigTreeTech CB1 IO para seus projetos de impressão 3D.

Ele também adiciona suporte para novas placas ARM, incluindo Libre Alta e Solitude, Radxa E25, Rock 5C, RISCV64 e Banana Pi F3, e introduz suporte de aceleração 3D nas compilações Armbian baseadas em Debian, e aprimora o suporte do ThinkPad X13s.

O Armbian 24.8 introduz suporte para o mais recente e melhor kernel Linux 6.10 para melhor desempenho, patches de segurança e suporte de hardware mais amplo, juntamente com suporte ZFS.

Além disso, o Armbian 24.8 introduz suporte de longo prazo (LTS) para dispositivos Odroid C1, NanoPi NEO, Banana Pi BPI-M1, ClearFog, Helios64 e TinkerBoard.

Também há boas notícias para aqueles que querem usar o Armbian com um ambiente de desktop mais rico, como GNOME ou KDE Plasma. A partir desta versão, agora há compilações oficiais pré-instaladas com ambientes de desktop GNOME, Xfce, Cinnamon e KDE Plasma (do KDE neon).

A equipe de desenvolvimento da Armbian também levou tempo para fazer uma limpeza significativa do código, garantindo uma base de código mais enxuta e eficiente.

Dispositivos mais antigos foram descontinuados, assim como a Armbian mudou para suporte somente de linha principal para muitos dispositivos.

A equipe da Armbian disse que:

“Nosso foco continua em placas com suporte platinum, onde os fornecedores nos auxiliam a mitigar custos, garantindo suporte de primeira linha e contribuindo para esforços de código aberto. Se você está procurando as placas com melhor suporte, recomendamos fortemente selecionar nesta categoria.”

Por fim, no Armbian 24.8 o suporte experimental para o Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) também está aqui, pois está entrando em sua fase final de testes como um alvo de construção com suporte de host.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Para completar, a página de download do projeto fornece uma lista de dispositivos suportados

Baixe e experimente o Armbian 24.8

A imagem ISO do Armbian 24.8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.