E foi lançado o Armbian 24.2.1 com melhorias na experiência Armbian, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.
Enfim, o Armbian é uma estrutura de construção de computação que permite aos usuários criar imagens prontas para uso com kernels de trabalho em configurações de espaço de usuário variável para vários computadores de placa única.
Ele fornece várias imagens pré-construídas para algumas placas compatíveis.
E, agora, a comunidade Armbian anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Armbian 24.2.1 como o mais recente lançamento estável deste promissor sistema operacional baseado em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM e sistemas x86.
Novidades do Armbian 24.2.1
Armbian, 24.2, codinome ‘Kereru’ suporta uma grande variedade de dispositivos armhf, aarch64 e riscv64 populares. Esta atualização vem com uma infinidade de mudanças, tornando a experiência Armbian ainda melhor.
Nos desenvolvimentos recentes, foi anunciada a conclusão de vários projetos voltados para o refinamento da experiência Armbiana.
Notavelmente, foram resolvidos os problemas de resolução de DNS associados ao ‘Bookworm’ do Debian, garantindo uma conectividade mais suave para os usuários.
Vários bugs e problemas foram resolvido no Armbian 24.2.1. Resoluções notáveis incluem a correção de falhas na placa de interface de rede no Orangepi One+, garantindo conectividade consistente para os usuários.
Foram resolvidos com sucesso problemas com o Edge Kernel interrompendo o suporte WiFi e Bluetooth para dispositivos RockPI-S, restaurando a funcionalidade.
Além disso, os erros relacionados à remoção de pacotes e ativação da unidade systemd foram corrigidos, minimizando possíveis interrupções durante a manutenção do sistema.
Tem mais, os problemas de compatibilidade do desktop Cinnamon no Vim4 foram resolvidos, garantindo uma experiência de usuário tranquila em todos os dispositivos.
Para completar, otimizações foram feitas para reduzir o tempo de carregamento de imagens no Khadas VIM1S/VIM4 Bookworm, melhorando o desempenho e a capacidade de resposta geral do sistema.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
A página de download do projeto fornece uma lista de dispositivos suportados
Baixe e experimente o Armbian 24.2.1
A imagem ISO do Armbian 24.2.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux