E foi lançado o Armbian 23.11 com suporte para novos dispositivos, kernel 6.6, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.
Enfim, o Armbian é uma estrutura de construção de computação que permite aos usuários criar imagens prontas para uso com kernels de trabalho em configurações de espaço de usuário variável para vários computadores de placa única.
Ele fornece várias imagens pré-construídas para algumas placas compatíveis.
E, agora, a comunidade Armbian anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Armbian 23.11 como o mais recente lançamento estável deste promissor sistema operacional baseado em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM e sistemas x86.
Novidades do Armbian 23.11
Armbian 23.11 (codinome Topi) apresenta suporte para novos dispositivos, incluindo os computadores de placa única Khadas VIM1S e Khadas VIM4, kit inicial de processador Texas Instruments SK-TDA4VM para sistemas de visão de IA de ponta, gateways IoT NanoPi R6S e NanoPi R6C, plataforma de desenvolvimento HiKey 960, placa ArmSoM-W3, reprodutor de mídia Tanix TX6, mini PCs ARM Inovato Quadra e Mekotronics R58X-Pro, bem como o tablet Xiaomi Pad 5 Pro.
Segundo o Armbian Project:
“Por uma década, o Armbian Linux tem estado na vanguarda do avanço e do suporte ao diversificado cenário de computadores de placa única (SBC). Com 16 lançamentos pontuais em nosso currículo desde a adoção desta metodologia, estamos aprimorando continuamente nossas ofertas.”
Outras mudanças dignas de nota nesta versão incluem a mudança do gerenciador de login padrão de LightDM para SDDM para o desktop KDE Plasma e GDM para o desktop GNOME, suporte para kernel Linux 6.6 LTS para a oferta de kernel edge, configurações de kernel atualizadas para suporte Waydroid e Redroid e Suporte Bluetooth para placas Khadas VIM1S/VIM4.
Armbian 23.11 também promete suporte de hardware aprimorado para diversas placas, como Orange Pi 3 LTS, LicheePi 4A, JetHome JetHub D1+, Banana Pi BPI-CM4, ROCKPro64 e Radxa ROCK5, suporte para Rockchip RK3528 SoC com HDMI experimental e suporte EDK2/UEFI, uma nova opção para forçar a proporção de 16×9, um serviço systemd para ativar o ventilador no modo automático e novos papéis de parede padrão.
Por último, mas não menos importante, Armbian 23.11 apresenta construções diárias de imagens baseadas nos sistemas operacionais Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) e Debian Testing (Trixie).
O suporte para o ambiente de desktop KDE Plasma também foi aprimorado nesta nova versão Armbian, que também aprimora o controle de qualidade por meio de testes automatizados e corrige vários bugs para melhorar a funcionalidade.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Armbian 23.11
A imagem ISO do Armbian 23.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux