Armbian 22.11 lançado com suporte a RISC-V 64, e mais placas

E foi lançado o Armbian 22.11 com suporte a RISC-V 64, e mais placas. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.

Enfim, o Armbian é uma estrutura de construção de computação que permite aos usuários criar imagens prontas para uso com kernels de trabalho em configurações de espaço de usuário variável para vários computadores de placa única.

Ele fornece várias imagens pré-construídas para algumas placas compatíveis.

E, agora, a comunidade Armbian anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Armbian 22.11 como o mais recente lançamento estável deste promissor sistema operacional baseado em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM e sistemas x86.

Novidades do Armbian 22.11

Armbian 22.11 lançado com suporte a RISC-V 64, e mais placas

O lançamento do Armbian 22.11 está aqui mais de três meses após o Armbian 22.08 e apresenta suporte para os computadores de placa única Banana Pi M5, ODROID-M1 e Rock Pi 4C+, suporte de compilação RISC-V 64 UEFI, bem como suporte aprimorado para o ROCK Pi S Rockchip RK3308 baseado em computador de placa única.

Esta versão também adiciona imagens ultramínimas que foram otimizadas para implantação de software, melhora a estabilidade congelando as atualizações do kernel por padrão, implementa o suporte Plymouth boot splash para Linux kernel 5.19 ou posterior e adiciona suporte para a biblioteca gpiod para servidor e desktop ARMhf e AArch64 imagens para acessar pinos/linhas GPIO.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Armbian 22.11 adiciona suporte de instalação UEFI ao nand-sata-install, habilita o áudio ES8316 adequado no computador de placa única Rock Pi 4, adiciona um repositório ZFS, adiciona distribuição SKEL a todos os usuários existentes no script postinst, e adiciona firmware de som Intel a imagens de desktop.

Em termos de software, esta versão adiciona configuração inicial para o aplicativo emulador de terminal Terminator, reativa o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird e adiciona o Codium IDE nas imagens baseadas no Debian Sid e substitui o polêmico anúncio do Ubuntu Pro no emulador de terminal no Imagens baseadas no Ubuntu 22.04 LTS.

Há também muitas correções de bugs no Armbian 22.11 para melhorar ainda mais o suporte para placas existentes, incluindo Raspberry Pi, ODROID-XU4, PINE H64, NanoPi NEO3, JetHub D1 e ROCK Pi S. Para leitura extra sobre as alterações implementadas nesta versão , confira o changelog completo.

Enquanto isso, você pode baixar o Armbian 22.11 do site oficial (link mais abaixo) para uma ampla variedade de computadores de placa única como imagens baseadas no Ubuntu 22.10 (Jammy Jellyfish) ou Debian GNU/Linux Sid (Unstable) com o GNOME, KDE Plasma, Xfce, Cinnamon, ou ambientes de desktop Budgie pré-instalados.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Armbian 22.11

A imagem ISO do Armbian 22.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile