E foi lançado o Armbian 22.08 com Wayland por padrão para KDE Plasma, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.
Enfim, o Armbian é uma estrutura de construção de computação que permite aos usuários criar imagens prontas para uso com kernels de trabalho em configurações de espaço de usuário variável para vários computadores de placa única.
Ele fornece várias imagens pré-construídas para algumas placas compatíveis.
E, agora, a comunidade Armbian anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Armbian 22.08 como o mais recente lançamento estável deste promissor sistema operacional baseado em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM e sistemas x86.
Novidades do Armbian 22.08
O Armbian 22.08 está aqui três meses após o lançamento do Armbian 22.05 para introduzir algumas mudanças interessantes, começando com a ativação da sessão Wayland por padrão para o ambiente de desktop KDE Plasma.
Isso significa que as novas instalações do KDE Plasma serão padronizadas para Wayland ao usar as imagens do Armbian 22.08.
Além disso, no Armbian 22.08 a instalação do KDE Plasma foi corrigida contra um problema de fontes quebradas/invisíveis relatado por usuários de versões anteriores.
Armbian 22.08 também vem com o mais recente e melhor kernel Linux 5.19, que está disponível juntamente com o kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo, adiciona suporte para o computador de placa única Orange Pi 4 LTS, adiciona suporte para PiKVM totalmente funcional baseado em Raspberry Pi KVM sobre IP e adiciona suporte para o módulo de processador JetHub D1+ da JetHome.
Entre outras mudanças notáveis na versão Armbian 22.08, há uma nova ferramenta para ajudar a unificar as configurações do kernel, inicialização SPI e suporte eMMC para o computador de placa única ROCK 3A, suporte para montagem de ligação rootfs/toolchain, várias correções para placas Khadas, como bem como suporte para desktops GNOME, Budgie e Cinnamon dos repositórios Debian Sid (Unstable) para algumas placas poderosas.
Claro, também há muitas correções de bugs para uma experiência Armbian melhor e mais estável.
No Armbian 22.08 você também encontrará melhor suporte para SBCs ROCK Pi, NanoPi e ASUS Tinker Board, suporte inicial para a nova placa Radxa ROCK 5 Modelo B baseada em Rockchip RK3588, análise de segurança de código adicional, testes de atualização de kernel e u-boot aprimorados e documentação melhorada.
A partir desta versão, os desenvolvedores do Armbian também habilitaram processos de compilação automatizados para regenerar imagens suportadas pela comunidade toda semana.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Armbian 22.08
A imagem ISO do Armbian 22.08 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux