E foi lançado o Armbian 22.02 com suporte inicial para dispositivos Raspberry Pi, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.
Enfim, o Armbian é uma estrutura de construção de computação que permite aos usuários criar imagens prontas para uso com kernels de trabalho em configurações de espaço de usuário variável para vários computadores de placa única.
Ele fornece várias imagens pré-construídas para algumas placas compatíveis.
E, agora, o projeto Armbian lançou uma nova versão, o Armbian 22.02.
Novidades do Armbian 22.02
Chegando seis meses após o Armbian 21.08, o lançamento do Armbian 22.02 está aqui para apresentar o suporte inicial para dispositivos Raspberry Pi.
A placa Raspberry Pi 4 Modelo B é atualmente suportada com compilações de 64 bits usando os kernels 5.15 LTS e 5.16 da Raspberry Pi Foundation, bem como a ferramenta flash-kernel do Debian.
Embora o suporte ao Raspberry Pi ainda esteja marcado como WIP (Work in Progress), parece que a comunidade está relatando sucesso na execução do Armbian em várias placas Raspberry Pi de 64 bits, incluindo as antigas Raspberry Pi 3 Model B e Raspberry Pi CM3 e CM4.
Mas o trabalho na porta Raspberry Pi está longe de terminar, e os desenvolvedores do Armbian precisam de sua ajuda para fornecer à comunidade uma porta totalmente funcional.
Por enquanto, você pode ajudar baixando e testando as imagens oficiais do Raspberry Pi, que são baseadas no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) (somente CLI), bem como no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com o ambiente de desktop Xfce.
Segundo os desenvolvedores:
“Nós realmente esperamos que a comunidade Raspberry Pi se envolva! Armbian no RPi só é possível devido aos excelentes esforços de mainlining dessa comunidade (na verdade, atualmente estamos construindo o kernel do repositório raspberrypi/linux diretamente para nossa conveniência – no entanto, usar o Linux mainline também é possível usando o sistema de compilação).”
Entre outros novos recursos da versão Armbian 22.02, há suporte UEFI para plataformas AArch64 (ARM64) e x86 usando o carregador de inicialização GRUB do Debian GNU/Linux e Ubuntu, há uma nova versão de lançamento contínuo baseada no Debian Sid (Unstable), e a placa ODROID-N2(+) foi movida para o u-boot da linha principal.
Além disso, os desenvolvedores anunciaram uma nova estrutura para permitir que os usuários estendam o sistema de compilação Armbian independentemente da base de código principal, fizeram grandes melhorias na automação de compilação (CI/CD) com uso extensivo de ações do Github e corrigiram inúmeros bugs.
Todas as compilações CURRENT Armbian 22.02 agora usam o kernel Linux 5.15 LTS (com suporte ZFS), enquanto as compilações EDGE foram atualizadas para a série de kernel Linux 5.16 mais recente.
Como esperado, isso permite suporte para mais dispositivos, como a placa Orange Pi R1 Plus LTS, bem como YT8531 e outros chips MotorComm.
Por último, mas não menos importante, esta versão permite suporte 3D nas compilações baseadas em Debian, implementa suporte a controlador de ventilador para a placa NanoPi M2V2 e adiciona suporte inicial para compilações baseadas em Ubuntu derivadas da próxima série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Armbian 22.02
A imagem ISO do Armbian 22.02 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux