E foi lançado o Armbian 21.05 com suporte para Kernel 5.11, Orange Pi R1 Pluse, e mais dispositivos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Kali Linux é sem dúvida um dos sistemas operacionais mais populares para hackers e testadores éticos de invasão.
Mas quando se trata de pequenos sistemas como os Single Board Computers (SBC, computadores de placa única) baseados em ARM que usam pouca energia, precisamos de uma imagem Kali específica e otimizada para executá-la com eficiência.
Mesmo que você possa usar outra distribuição Linux, como Armbian, baseada no Debian e Ubuntu, o Kali não é uma opção amplamente utilizável para unidades SBC baseadas em ARM.
Para resolver isso, a GoVanguard, uma empresa de Segurança da Informação, lançou um novo sistema operacional, o Karmbian, que permite executar o Kali Linux em vários SBCs.
Armbian é um sistema operacional leve baseado em Debian ou Ubuntu Linux especializado para placas de desenvolvimento ARM. Suporta uma ampla variedade de SBCs, como Orange Pi, Banana Pi, Odroid, PINE64 incluindo SoCs de Allwinner, Rockchip e muito mais.
Agora, foi lançado o Armbian 21.05 é a versão mais recente que vem com as principais atualizações do kernel, suporte para mais dispositivos, incluindo o PineCube, além de melhorias e correções de bugs.
Novidades do Armbian 21.05
Armbian 21.05 é uma atualização válida para a versão 21.02 com suporte para a série de kernel Linux 5.11, suporte para o computador de placa única de código aberto Orange Pi R1 Plus, suporte aprimorado para NVIDIA Jetson Nano, como bem como suporte aprimorado para imagens da área de trabalho.
Sim, é isso mesmo, o Armbian também pode ser executado em computadores desktop com processadores ARM, como o laptop Pinebook Pro da PINE64, não apenas em dispositivos embarcados ou telefones Linux.
Aliás, a equipe do Armbian fez um ótimo trabalho melhorando o suporte ao desktop, adicionando configurações de desktop adicionais para uso com sua nova estrutura e implementou uma lista de verificação baseada em Jira para testar as imagens de desktop.
Dentre outras mudanças, Armbian 21.05 melhora o suporte para os computadores de placa única Banana Pi BPI M3, Firefly, Odroid N2 +, ODROID-XU4, ROCKPro64, NanoPi K2, NanoPi M4V2 e Tinker Board, permite a construção de ARM e ARM64 nativos, adiciona alguns pacotes ausentes e espelhos adicionais para linux-firmware e habilita o hardware PRNG/TRNG/SHA na plataforma sun8i-ce.
Nesta nova versão Armbian, o suporte para os drivers sem fio Realtek 8811CU e RTL8188EU também foi aprimorado, e também melhoraram o suporte para o ambiente de desktop GNOME, permite saídas USB-C DisplayPort e eDP na placa NanoPC-T4, resolve patches GPIO e PWM para o mvebu SoC e adiciona sobreposições de multimídia e OC para o processador Rockchip RK3399.
Por fim, vários bugs foram corrigidos para melhorar o suporte para plataformas existentes e a estabilidade geral e confiabilidade da distribuição ARM. Para obter mais detalhes sobre essas correções de bugs, verifique o changelog completo.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Armbian 21.05
A imagem ISO do Armbian 21.05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Se você quiser usar o Armbian em seu dispositivo ARM, visite o link acima para baixar a versão 21.05 para sua placa de desenvolvimento, computador desktop ou telefone Linux. Armbian é atualmente compatível com 134 dispositivos e eles são listados nessa página de download.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux