ArgoUML: uma boa alternativa ao Microsoft Visio

Se você procura uma boa alternativa ao Microsoft Visio, o ArgoUML pode ser o que você precisa. Conheça mais um pouco sobre ele e instale-o no seu sistema.


ArgoUML é um software para criar diagramas UML e que também é um forte candidato como uma alternativa viável para Linux, para quem precisa substituir o Microsoft Visio.
ArgoUML: uma boa alternativa ao Microsoft Visio

Para que não conhece, UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem unificada projetada principalmente para ser usada em projetos de software orientados a objetos ou para outros paradigmas de programação, claro, com uma utilização um pouco limitada.

Normalmente, é possível criar e editar diagramas UML, por exemplo, com o LibreOffice ou o Apache OpenOffice Draw ou para quem quer um uso mais completo, usar um software mais especifico como ArgoUML.

ArgoUML é um software multiplataforma de código aberto desenvolvido para fornecer um completo editor de diagrama UML com muitas características que o tornam uma sério candidato, como uma das melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Visio.

Entre as principais características do ArgoUML está o suporte para XMI com a possibilidade de exportar os gráficos nos formatos mais populares, como SVG ou imagens vetoriais, como GIF, PNG, PS, EPS e PGML.

O kit de ferramentas Dresden OCL incluído no ArgoUML permite executar sintaxe, também permite programar projetos em Java, C++, C#, PHP. O software também pode suportar outras linguagens de programação e traz uma “To Do List”, que permite fazer uma lista de coisas a fazer para o projeto.

Instalando o ArgoUML no Linux – uma boa alternativa ao Microsoft Visio

ArgoUML é um software escrito em Java que pode ser usado em Linux, Windows e Mac sem qualquer instalação, mas antes é preciso ter o Java instalado.

Preparando o sistema para instalar o ArgoUML

Se não estiver instalado, instale o JRE ou Java Runtime Environment, dê uma olhada nessa listagem de tutoriais que mostram como fazer isso:
Instalando o Java no Linux:
Java no Linux: veja como Instalar manualmente

Instalando o ArgoUML no Linux

Depois, para instalar o ArgoUML no Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Caso já tenha feito alguma instalação manual, apague a pasta, o link e o atalho anterior com esse comando;

sudo rm -Rf /opt/argouml*
sudo rm -Rf /usr/bin/argouml
sudo rm -Rf /usr/share/applications/argouml.desktop

Passo 3. Use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome argouml.tar.gz:

wget http://argouml-downloads.tigris.org/nonav/argouml-0.34/ArgoUML-0.34.tar.gz -O argouml.tar.gz

Passo 4. Descompacte o arquivo baixado com o comando a seguir;

sudo tar -zxvf argouml.tar.gz -C /opt/

Passo 5. Renomeie a pasta criada. Se ao executar o comando abaixo ocorrer um erro com a mensagem iniciando com “mv: é impossível sobrescrever o não-diretório”, pule este passo;

sudo mv /opt/argouml*/ /opt/argouml

Passo 6. Se seu ambiente gráfico atual suportar, crie um lançador para o programa, executando o comando abaixo;

echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n Name=argouml\n Exec=java -jar /opt/argouml/argouml.jar\n Icon=/opt/argouml/icon/ArgoIcon256x256.png\n Type=Application\n Categories=Application' | sudo tee /usr/share/applications/argouml.desktop

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite java -jar /opt/argouml/argouml.jar em um terminal, seguido da tecla TAB.

Já se a sua distribuição suportar, coloque o atalho na sua área de trabalho usando o gerenciador de arquivos do sistema ou o comando abaixo, e use-o para iniciar o programa.

sudo chmod +x /usr/share/applications/argouml.desktop
cp /usr/share/applications/argouml.desktop  ~/Área\ de\ Trabalho/

Se seu sistema estiver em inglês, use este comando para copiar o atalho para sua área de trabalho:

cp /usr/share/applications/argouml.desktop ~/Desktop

Para mais detalhes sobre essa tarefa, consulte esse tutorial:
Como adicionar atalhos de aplicativos na área de trabalho do Unity

Se quiser, você também pode usar o gerenciador de arquivos do sistema para executar o programa, apenas abrindo a pasta dele e clicando em seu executável.

Como remover o ArgoUML no Linux

Para remover o ArgoUML no Linux, basta apagar a pasta, o link e o atalho do programa com esses comandos;

sudo rm -Rf /opt/argouml*
sudo rm -Rf /usr/bin/argouml
sudo rm -Rf /usr/share/applications/argouml.desktop

<

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile