E foi lançado o Ardour 8 lançado com suporte ao Launchpad Pro, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.
Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.
Agora, o projeto lançou mais um atualização desse software, o Ardour 8.
Novidades do Ardour 8
Os destaques do Ardour 8.0 incluem suporte completo para o controlador Novation Launchpad Pro, a capacidade de agrupar regiões para mover ou cortar juntas, um novo estilo de desenho de automação, cabeçalho de trilha MIDI redesenhado, piano roll e scroomer e uma régua dedicada para organizar uma composição facilmente. mover e/ou copiar seções.
Esta nova versão do Ardour também adiciona a tradicional interface de edição de pirulito de velocidade (barras verticais com um ponto no topo) para trilhas MIDI, três novos plug-ins de arpejador MIDI, novo plug-in ACE Stereo Routing, bem como mapas de ligação MIDI para Devine Versakey, Donner StarryPad e controladores AKAI MPC Mini MK1 e MK2 e MPK Mini Plus.
Um arquivo MIDNAM (um padrão da indústria para fornecer “nomes” para várias coisas relacionadas a MIDI) foi introduzido, bem como para o piano de palco Kurzweil SP4 no Ardor 8.0, que melhora o suporte para o sistema de mixagem Console 1 para permitir a navegação e edição de parâmetros do plug-in.
Fora isso, esta versão melhora o desempenho do cálculo de grades baseadas em mapa de tempo, adiciona uma solução alternativa para a caixa de diálogo de configuração de áudio/MIDI em branco no Linux para algumas configurações do XWayland, adiciona a capacidade de incluir opcionalmente o playhead como um alvo instantâneo e conecta automaticamente o metrônomo ao usar uma interface de áudio pela primeira vez.
Claro, também existem inúmeras correções de bugs no Ardour 8.0 para melhorar a funcionalidade existente, como marcadores BBT, back-end de áudio/MIDI JACK, operação de desfazer, reprodução de notas MIDI que começam na posição atual do playhead, balanço de quantização, faixa MIDI SMF divisão e gravação do piano roll do cabeçalho da trilha MIDI.
Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Ardour
Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour 8 a partir dos repositórios de sua distribuição.
Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu