Ardour 8.7 lançado com correções de bugs e recursos melhorados

E foi lançado o Ardour 8.7 com correções de bugs e recursos melhorados, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, Paul Davis anunciou o lançamento do Ardour 8.7.

Novidades do Ardour 8.7

Ardour 8.7 lançado com correções de bugs e recursos melhorados
Ardour 8.7 lançado com correções de bugs e recursos melhorados

Ardour 8.7 é uma adição um tanto inesperada à série 8.x, inicialmente planejada para terminar com a versão 8.6.

No entanto, os desenvolvedores decidiram lançar outra atualização devido a correções de bugs significativas e melhorias de recursos coletadas nos últimos meses.

Dito isso, abaixo temo um resumo do que há de novo no Ardour 8.7:
Gerenciamento de Trilhas Aprimorado: O Ardour 8.7 apresenta uma atualização amigável que permite aos usuários arrastar trilhas e ônibus usando o mouse. Esse novo recurso foi projetado para aqueles que preferem uma abordagem mais tátil para organizar trilhas, apesar dos métodos existentes disponíveis.

Exibição de régua simplificada: para simplificar a interface do usuário e reduzir possíveis erros, o Ardour reduziu o número de réguas que exibem vários marcadores para três tipos principais: localizações, intervalos e arranjos. Essa mudança visa organizar o espaço de trabalho, mantendo a funcionalidade para exibir todos os marcadores necessários.

Marcadores de Cena MIDI: O Ardour agora permite a gravação do programa MIDI e alterações de banco diretamente de dispositivos MIDI externos na porta Scene In para dar suporte a ferramentas de performance ao vivo. Esse recurso é voltado para usuários que utilizam hardware para gerenciar alterações de cena globais.

Parallel Disk I/O: Em preparação para a versão 9.0, o Ardour 8.7 inclui uma atualização de como dados de áudio e MIDI são manipulados, com a introdução de Parallel Disk I/O. Isso permite que o DAW aproveite múltiplos núcleos de CPU de forma mais eficaz, aumentando a eficiência geral e a velocidade do processamento de dados.

Melhorias e correções do Ardour 8.7

O Ardour 8.7 não se trata apenas de novos recursos; ele também traz uma série de melhorias e correções de bugs que melhoram a experiência geral do usuário e o desempenho:

  • O comportamento padrão de arrastar e soltar em arranjos foi alterado para mover em vez de copiar.
  • Novas opções de temas e melhorias em elementos da interface gráfica do usuário, como faixas de mixagem e caixas de diálogo de sessão, melhoram a clareza visual e a interação do usuário.
  • Várias atualizações de backend, incluindo suporte para discos maiores que 16 TB e melhor manuseio de ligações MIDI, garantem que o Ardour permaneça compatível com os mais recentes padrões de hardware e software.
  • Muitas correções de bugs abordam problemas que vão desde travamentos na interface gráfica do usuário até otimizações no processamento de áudio, ressaltando o comprometimento do Ardour com a estabilidade e a confiabilidade.

Por fim, a atualização também introduz um novo tema “Captain Light” e faz vários ajustes no sistema para garantir uma experiência de usuário mais suave e intuitiva.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour mais recente a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.