Ardour 8.6 lançado com correções críticas de bugs

E foi lançado o Ardour 8.6 com correções críticas de bugs, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, Paul Davis anunciou o lançamento do Ardour 8.6.

Novidades do Ardour 8.6

Ardour 8.6 lançado com correções críticas de bugs

Apenas dois dias após o lançamento do Ardour 8.5, ontem, a versão hotfix, Ardour 8.6, foi lançada. O foco principal foi corrigir alguns bugs críticos, em vez de introduzir novos recursos.

Entre as correções mais críticas desta atualização está a correção de um bug de desenho que apareceu na atualização anterior (8.5). O Ardour 8.6 corrige ainda um problema de travamento ao usar o popular kit de conexão de áudio JACK2.

Além disso, apenas um lembrete dos novos recursos anunciados na versão 8.5 do Ardour:

  • Suporte aprimorado à importação de AAF: Tornando mais fácil para os usuários importar sessões de outros DAWs.
  • Funcionalidade Linux aprimorada: Inclui manipulação automática de SIG32 no Linux para aumentar a facilidade de depuração com Ardour.
  • Melhorias na interface do usuário: evite mostrar plug-ins ocultos na lista de plug-ins. Use versões de arquivos de sessão em nomes de arquivos de backup.
  • Adições musicais: O arquivo General MIDI MIDNAM agora tem nomes para peças de bateria e suporte adicionado para pitch bends no Reasonable Synth.
  • Exibições de linhas de grade: Para ritmos mais complexos, o Ardour agora exibe linhas de grade para trigêmeos, quíntuplos e séptuplos.
  • Correções de bugs: Diversas correções melhoram a estabilidade, como a prevenção de travamentos ao abrir caixas de diálogo de seleção de arquivos em determinados sistemas Linux e outros ajustes específicos para evitar perda de dados e problemas de interface.

O Ardour 8.6 continua a oferecer suporte aos três principais sistemas operacionais: Linux, Windows e macOS. Esta versão também traz melhorias específicas para macOS, incluindo melhorias de eficiência e melhor manuseio de operações em tela cheia.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour 8.6 a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

Sair da versão mobile