Ardour 8.5 lançado com melhorias no suporte à importação de AAF

E foi lançado o Ardour 8.5 com melhorias no suporte à importação de AAF, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, Paul Davis anunciou o lançamento do Ardour 8.5.

Novidades do Ardour 8.5

Ardour 8.5 lançado com melhorias no suporte à importação de AAF
Ardour 8.5 lançado com melhorias no suporte à importação de AAF

Chegando um mês e meio após o Ardour 8.4, o lançamento do Ardour 8.5 está aqui para melhorar o suporte ao Linux, resolvendo uma falha relatada pelos usuários na versão 8.4 que ocorria sempre que uma caixa de diálogo de seleção de arquivo era aberta.

De acordo com os desenvolvedores, o travamento foi desencadeado pela presença de determinados arquivos de ícones. Além disso, esta versão implementa o tratamento automático do SIG32, o que facilita o uso do Ardour –gdb em sistemas Linux.

O Ardour 8.5 também traz melhorias no suporte à importação de AAF, adiciona suporte para pitch bend ao Reasonable Synth, adiciona uma nova opção para habilitar a depuração G/YTK, adiciona ligações Lua adicionais para interpolação, adiciona ligações Lua para definir o intervalo de sessão e adiciona duas novas ligações Lua APIs para definir o plugin e consultar as propriedades do plugin.

A partir desta versão, o Ardour agora exibe linhas de grade para trigêmeos, quíntuplos e séptuplos, adiciona suporte para localizar a nova posição de um único ponto de controle para tornar o tempo/posição mais claro, adiciona nomes de bateria a arquivos MIDI MIDNAM gerais e usa a versão do arquivo de sessão como parte dos nomes dos arquivos de backup na pasta de backup.

Vários problemas foram resolvidos no Ardour 8.5 para melhorar o encaixe de grades de fator 2x de quíntuplos e sétuplos, suporte ao plugin VST3, a opção de septupleto quebrada, adição de novas rotas na frente, configuração do nome correto do widget Timecode, carregamento de sessões por caminho relativo e o solo controlador para o barramento Monitor.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour 8.5 a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.