Ardour 8.4 lançado com importação experimental de AAF

E foi lançado o Ardour 8.4 com importação experimental de AAF, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, Paul Davis anunciou o lançamento do Ardour 8.4.

Novidades do Ardour 8.4

Ardour 8.4 lançado com importação experimental de AAF
Ardour 8.4 lançado com importação experimental de AAF

Vindo pouco mais de dois meses após o Ardour 8.2 (o lançamento do Ardour 8.3 foi ignorado devido a um bug crítico), o lançamento do Ardour 8.4 está aqui para introduzir suporte experimental para importação de arquivos AAF (Advanced Authoring Format).

Como esse recurso é experimental, os desenvolvedores pedem aos usuários que enviem comentários e relatem bugs.

Outra mudança importante no Ardour 8.4 é um kit de ferramentas GUI (GTK) atualizado para garantir que o aplicativo seja compatível com versões atuais e futuras de distribuições GNU/Linux populares. Esta mudança permitirá que usuários e mantenedores de distribuições Linux continuem construindo o Ardour a partir de fontes.

Paul Davis, disse que:

“Talvez a mudança mais importante seja que movemos o código-fonte do nosso kit de ferramentas GUI (GTK v2) para a árvore de origem do Ardour. Isso nos deixa livres para (lentamente) eliminar aspectos do kit de ferramentas que não usamos e potencialmente modificá-lo conforme necessário no futuro. Isso também significa que mesmo as compilações de distribuição do Ardour para Linux conterão nossos patches para GTK, o que historicamente não tem sido o caso.”

Também para usuários do Linux, esta versão apresenta um novo tema de cores “adwaita” baseado no tema Adwaita do GNOME. Além disso, melhora o suporte para distribuições Linux mais recentes, permitindo o uso de ardour --gdb.

O Ardour 8.4 também atualiza o suporte para vários controladores, incluindo Akai MIDIMix, Lexicon MPX100, Yamaha SY85, Donner DMK25, Arturia MiniLab 3 e FaderPort 8. Além disso, esta versão define os valores MIDI CC padrão para estarem mais alinhados com as especificações MIDI.

Várias outras mudanças incluem grupos de regiões atualizados para não agrupar mais tomadas múltiplas em uma única trilha, dicas de ferramentas para descrever operações no cabeçalho do pianoroll, metadados para o editor de propriedades da sessão para permitir suporte de pesquisa, bem como suporte para capturar notas MIDI que já estavam em /down quando a gravação começa.

Por fim, vários bugs foram corrigidos nesta atualização.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour 8.4 a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.