Ardour 8.10 lançado com correções de problemas da versão 8.9

E foi lançado o Ardour 8.10 com correções de problemas da versão 8.9, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Ardour é uma aplicação de digital audio workstation, voltado para utilização profissional. Em resumo, o Ardour é um DAW livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows.

Ou seja esse aplicativo é um projeto de código aberto, o resultado de um esforço de colaborativo de uma equipe mundial, que inclui músicos, programadores e engenheiros de gravação profissional.

Agora, Paul Davis anunciou o lançamento do Ardour 8.10.

Novidades do Ardour 8.10

Ardour 8.10 lançado com correções de problemas da versão 8.9
Ardour 8.10 lançado com correções de problemas da versão 8.9

Ardour 8.10 aborda vários problemas encontrados na versão 8.9, introduz pequenas melhorias e prepara o cenário para a próxima versão principal 9.0.

Após o lançamento da versão 8.9, alguns usuários encontraram problemas de desempenho em relação ao agendamento de threads de E/S de disco.

O Ardour 8.10 aborda esses desafios de desempenho, fazendo melhorias significativas na E/S de disco, que eram notavelmente dependentes do sistema, mas perturbadoras onde ocorriam.

Além disso, a importação de arrastar e soltar de arquivos MIDI padrão agora usa corretamente o nome do arquivo novamente, e o deslizamento de conteúdo dentro das regiões garante atualizações de reprodução em tempo real.

Ardour 8.10 também apresenta pequenas atualizações para os temas de cores não padrão, um novo mapa de vinculação MIDI para o M-Audio Axiom 49 MkII e um novo script Lua para duplicar regiões na grade.

Essas mudanças dão continuidade ao compromisso da Ardour com a flexibilidade e personalização para sua base diversificada de usuários.

Como mencionamos, o Ardour 8.10 será a atualização final para a série Ardour 8.x. Com o desenvolvimento do Ardour 9.0 já em andamento, os usuários devem esperar novos recursos e melhorias significativas, incluindo melhorias da ramificação “pianorule” agora integrada.

O Ardour 8.10 também se beneficia do desenvolvimento de recursos que serão concretizados na versão 9.0.

Uma melhoria importante no Ardour 8.10 é a paralelização de E/S de disco, permitindo o uso mais eficiente de vários núcleos de CPU ao manipular arquivos de áudio e MIDI. Isso beneficia especialmente os usuários de soluções de armazenamento modernas e rápidas, como SSDs NVMe.

Por fim, como de costume, a equipe de desenvolvimento do Ardour abordou inúmeras correções de bugs, melhorando tudo, desde o comportamento de overdubbing no modo não em camadas até a exibição da taxa de amostragem e estabilidade de reprodução.

Para saber mais sobre essa versão do Ardour, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ardour

Como não há binário para sistemas Linux, recomendo instalar o Ardour mais recente a partir dos repositórios de sua distribuição.

Se você está se perguntando, não há versão disponível como pacotes Flatpak ou Snap. Sim, ele pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais de muitas distribuições Linux, mas ainda levará alguns dias (ou mais) para que essa versão do Ardour apareça como uma atualização.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Ardour no Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Linux via Flatpak
Como instalar o digital audio workstation Ardour no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.