Foi lançado o ArcMenu 48 com novo layout do Windows 11 e outras melhorias importantes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O GNOME Shell oferece aos usuários a alternativa de usar um menu tradicional de aplicativos usando a extensão oficial do menu Aplicativos.
O ArcMenu foi criado como um substituto para isso, com recursos extras, como funcionalidade de pesquisa, acesso rápido aos arquivos no sistema e, além disso, também é altamente personalizável.
Ele é uma extensão GNOME Shell que foi projetada para substituir elegantemente o menu padrão que é fornecido no desktop GNOME 3.
O ArcMenu é um software livre e de código aberto desenvolvido para uso com o GNOME 3.36 e superior. O código fonte está disponível no Gitlab, onde também são hospedados pacotes para instalação manual.
Além de ser tipicamente mais bonito do que o menu padrão do GNOME 3, essa possui extensão funcionalidades estendidas como um recurso de pesquisa e o usuário atualmente conectado.
Agora, os fãs da extensão Arc Menu para os desktops GNOME Shell têm muitos motivos para atualizar para a versão mais recente, pois foi ela atualizada recentemente, o ArcMenu 48.
Novidades do ArcMenu 48
Sim. Uma nova versão da extensão ArcMenu GNOME está disponível para download e será de particular interesse para aqueles que desejam fazer o Ubuntu se parecer com o Windows 11.
A atualização mais recente do Arc Menu inclui um par de novos layouts de menu: ‘Launcher’ e ‘Eleven’. O último deles é inspirado no “Menu Iniciar” redesenhado definido para ser lançado no Windows 11 quando lançado no final deste ano.
Como você pode ver na captura de tela do herói, não é um clone 1:1. Como uma extensão de shell, o ArcMenu herda qualquer tema GNOME Shell que você esteja usando, então se você quiser uma aparência mais Windows, você precisará instalar um tema Windows GNOME Shell também.
Algumas mudanças nos layouts preexistentes também são fornecidas nesta atualização, incluindo novos nomes para as opções inspiradas no Unity ‘Dash’ e ‘KRunner’, além de alguns ajustes no layout do Windows para alternar entre Aplicativos Frequentes e Aplicativos Fixados.
Há também uma seção de layouts de menu redesenhada. Isso torna a navegação, visualização e seleção de layouts de menu mais intuitivos. Algumas seções dentro do painel de configurações foram renomeadas e reordenadas para serem mais fáceis de usar.
O ArcMenu também permite que os usuários reordenem as opções de energia, adiciona novos seletores de ‘Hybrid Sleep’ e ‘Hibernate’, ganha uma opção para desativar os efeitos de esmaecimento da visualização de rolagem e adiciona a reordenação arrastar e soltar para aplicativos fixados em todos os layouts.
Uma visão geral concisa das principais mudanças no ArcMenu 11 (e 12, para GNOME 40.x): –
- Novo layout de “Launcher”
- Novo layout “Eleven”
- Layouts de Ubuntu Dash e KRunner renomeados
- Várias alterações menores de estilo/ui em layouts diversos
- Seção de layouts de menu reformulada
- Reordenação de arrastar e soltar para aplicativos fixados
- Novo algoritmo para evitar a ativação acidental da categoria
- Adicionar links rápidos de configurações ao menu de contexto do botão ArcMenu
Para executar a versão mais recente do Arc Menu, você precisa usar o GNOME 3.36 ou posterior. Observe que a versão 11 e a versão 12 têm os mesmos recursos básicos mencionados nesta postagem, mas a última oferece suporte ao GNOME 40.x.
Uma rápida recapitulação para quem não sabe: o desenvolvedor original do ArcMenu se afastou do projeto na época do lançamento da v48.
A extensão foi transferida para um novo conjunto de desenvolvedores. É por isso que o número da versão agora será um valor menor do que em artigos anteriores sobre o complemento.
Para saber mais sobre essa versão do Arc Menu, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você usa o GNOME e já tiver a extensão ArcMenu instalada, poderá atualizá-la para a versão mais recente, visitando https://extensions.gnome.org/local/ e clicando na seta verde de “atualização”.
Ou, para instalar a versão mais recente do Arc Menu nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o ArcMenu, um bonito menu para o GNOME 3