ArcMenu 47 lançado com novo layout e outras melhorias importantes

Foi lançado o ArcMenu 47 com novo layout e outras melhorias importantes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O GNOME Shell oferece aos usuários a alternativa de usar um menu tradicional de aplicativos usando a extensão oficial do menu Aplicativos.

O ArcMenu foi criado como um substituto para isso, com recursos extras, como funcionalidade de pesquisa, acesso rápido aos arquivos no sistema e, além disso, também é altamente personalizável.

Ele é uma extensão GNOME Shell que foi projetada para substituir elegantemente o menu padrão que é fornecido no desktop GNOME 3.

O ArcMenu é um software livre e de código aberto desenvolvido para uso com o GNOME 3.28 e superior. O código fonte está disponível no Gitlab, onde também são hospedados pacotes para instalação manual.

Além de ser tipicamente mais bonito do que o menu padrão do GNOME 3, essa possui extensão funcionalidades estendidas como um recurso de pesquisa e o usuário atualmente conectado.

Agora, os fãs da extensão Arc Menu para os desktops GNOME Shell têm muitos motivos para atualizar para a versão mais recente, pois foi ela atualizada recentemente, o ArcMenu 47.

Novidades do ArcMenu 47

ArcMenu 47 lançado com novo layout e outras melhorias importantes
ArcMenu 47 lançado com novo layout e outras melhorias importantes

O Arc Menu v47 inclui um novo layout de menu (chamado “Tognee” e na foto acima), adiciona a opção de classificar o software instalado em ordem alfabética (muito útil) e apresenta uma nova (e totalmente optativa) visualização de “aplicativos frequentes”.

Diz-se que a rolagem do mouse e a navegação do teclado melhoraram nesta versão; os menus de contexto do aplicativo e as dicas de ferramentas apresentam melhor contraste; e há novos temas predefinidos.

O seletor de ícones, que permite definir um ícone de menu diferente, apresenta alguns ajustes na interface do usuário para facilitar a seleção e a localização de glifos com um toque mais rápido e mais saudável.

Também se diz que uma seleção de novos ícones do painel está disponível, incluindo um ícone do openSUSE.

Procure também as novas opções “Flip Layout horizontalmente” e “Local da barra de pesquisa” disponíveis nos layouts de painel tradicionais.

Finalmente, o Arc Menu 47 requer o GNOME 3.36. Você pode continuar usando versões mais antigas do menu no GNOME 3.34 e versões anteriores, apenas não receberá todas as ‘novas’ coisas mencionadas neste resumo.

Para saber mais sobre essa versão do Arc Menu, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o ArcMenu 47

Se você usa o GNOME e já tiver a extensão ArcMenu instalada, poderá atualizá-la para a versão mais recente, visitando https://extensions.gnome.org/local/ e clicando na seta verde de “atualização”.

Ou, para instalar a versão mais recente do Arc Menu nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o ArcMenu, um bonito menu para o GNOME 3

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.