Foi lançado uma nova versão de uma das extensões para Gnome mais populares, ArcMenu 33. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
ArcMenu é uma extensão GNOME Shell que foi projetada para substituir elegantemente o menu padrão que é fornecido no desktop GNOME 3.
O ArcMenu é um software livre e de código aberto desenvolvido para uso com o GNOME 3.28 e superior. O código fonte está disponível no Gitlab, onde também são hospedados pacotes para instalação manual.
Além de ser tipicamente mais bonito do que o menu padrão do GNOME 3, essa possui extensão funcionalidades estendidas como um recurso de pesquisa e o usuário atualmente conectado.
Agora, as fãs da extensão Arc Menu para os desktops GNOME Shell têm muitos motivos para atualizar para a versão mais recente.
O ArcMenu 33 é uma atualização bastante substancial, repleta de melhorias bem-vindas – tanto que os desenvolvedores do menu do aplicativo colocam essa atualização como um marco.
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Ubuntu
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
Novidades do ArcMenu 33
O ArcMenu agora permite selecionar entre vários layouts de menu diferentes, incluindo os mais semelhantes ao Windows e os mais semelhantes aos lançadores encontrados em DEs, como Unity dash, menu do Linux Mint’s Canela e o menu Solus OS Brisk.
Existe um “criador de cores predefinidas para temas” que, como o nome pode sugerir, permite que você tema as cores de vários elementos no menu do aplicativo com base em seus gostos pessoais – ah, e salve-os.
Uma adição relacionada com base nesses dois recursos é a capacidade de exportar e importar “temas” do ArcMenu (compostos por layout de design, cores predefinidas e outras preferências).
Os usuários do Dash to Panel apreciarão poder arrastar e soltar aplicativos do Arc Menu (incluindo resultados de pesquisa) no Dash to Panel para adicioná-los instantaneamente como iniciador.
Outras mudanças:
- Melhor desempenho do contexto do Cairo;
- Suporte do GNOME 3.34;
- Opção para desativar o botão ‘ligar / desligar’;
- Aumentar o tamanho dos ícones de aplicativos;
- Acione a ação das teclas de atalho ao soltar a tecla e pressione;
- Editar aplicativos fixados (por exemplo, alterar ícone, editar nome);
- Novo logotipo do menu Arco;
Para saber mais sobre essa versão do Arc Menu, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o ArcMenu 33
Se você usa o GNOME e já tiver a extensão ArcMenu instalada, poderá atualizá-la para a versão mais recente, visitando https://extensions.gnome.org/local/ e clicando na seta verde de “atualização”.
Ou, para instalar a versão mais recente do Arc Menu nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o ArcMenu, um bonito menu para o GNOME 3
O que está sendo falado no blog
No Post found.