Categorias
Arch Linux Notícias Open Source Software livre Tecnologia

RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup

Se você quer ter o RetroPie no Arch Linux, a melhor maneira de instalar é usando o ArchyPie-Setup, um script simples, mas poderoso.

Leia o restante do texto “RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup “

Se você quer ter o no , a de é usando o , um script simples, mas poderoso.

O RetroPie pode ser instalado em computadores desktop? Sim, mas oficialmente e para Linux é suportado apenas em sistemas baseados em Debian. Felizmente, os usuários do Arch Linux também possuem o ArchyPie-Setup.

Porque sim, é claro que no Arch Linux temos tudo o que precisamos para alcançar o mesmo que no RetroPie.

Na verdade, o software funciona principalmente com EmulationStation, RetroArch e outros , mas o melhor do RetroPie é que ele é instalado e usado.

Se um usuário do Arch Linux instalar o EmulationStation, ele perceberá que não pode fazer nada sem editar manualmente o arquivo de configuração, o que é muito tedioso.

O que o ArchyPie-Setup faz é facilitar as coisas e nos permitir ter o RetroPie no Arch Linux.

RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup

RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup
RetroPie no Arch Linux? A melhor maneira de instalar é o ArchyPie-Setup

ArchyPie-Setup, um script simples, mas poderoso para instalar o RetroPie no Arch. O uso deste script é muito simples, conforme lemos em seu site oficial.

A única coisa é que, dependendo do computador em que o usamos, a instalação levará tempo, algo compreensível se levarmos em conta que você instalará muitos emuladores “fora da caixa”.

Só precisamos ter o equipamento atualizado, git e rodar o script, o que faremos com estes comandos:
sudo pacman -Syyu
sudo pacman -S git
git clone --depth=1 https://github.com/V0rt3x667/ArchyPie-Setup.git
cd ArchyPie-Setup
sudo ./archypie_setup.sh
Dos acima, o primeiro atualiza os repositórios, necessários para as dependências; o segundo, se não o tivermos, instale o git; o terceiro clona o repositório; com o quarto, entramos na pasta ArchyPie-Setup; e com o quinto lançamos o roteiro.

O que veremos será mais ou menos o que vemos ao instalá-lo no Raspberry Pi: ele constrói e baixa tudo o que é necessário. Quando ele parar de funcionar, basta ir ao menu iniciar e procurar por “rpie”. Ao iniciá-lo, entraremos no EmulationStation e podemos começar a jogar.

Assim como o RetroPie, o ArchyPie-Setup não inclui nenhum jogo ou biografia. Temos que adicioná-los por conta própria.

A pasta é criada em nosso diretório pessoal, e se quisermos movê-la, temos que entrar nas configurações para indicar onde procurar os , roms e outros.

Uma pequena falha se levarmos em conta que podemos jogar RetroPie, com tudo configurado, no Arch Linux, da mesma forma que faríamos no Debian, Ubuntu ou Linux Mint.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile