Archinstall 3 lançado com experiência do usuário melhorada

E foi lançado o Archinstall 3 com experiência do usuário melhorada, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja onde baixá-la.

archinstall é uma biblioteca auxiliar para instalar o Arch Linux. Ele é empacotado com diferentes instaladores pré-configurados, como um instalador “guiado”.

O instalador também funciona como uma biblioteca python para instalar o Arch Linux e gerenciar serviços, pacotes e outras coisas dentro do sistema instalado (geralmente de uma mídia ativa).

Archinstall é um instalador guiado que ajuda os usuários a navegar pelo processo de instalação frequentemente complexo do Arch Linux, tornando-o acessível sem comprometer a flexibilidade pela qual a distro é conhecida.

Essencialmente, ele visa eliminar a dor de configurar tudo manualmente durante uma configuração do Arch, ao mesmo tempo em que deixa amplo espaço para personalização e ajustes finos.

Agora, o Archinstall 3 foi lançado como a versão mais recente do instalador em modo texto do Arch Linux.

Novidades do Archinstall 3

Archinstall 3 lançado com experiência do usuário melhorada
Archinstall 3 lançado com experiência do usuário melhorada

A equipe de desenvolvimento do Archinstall acaba de lançar a versão 3.0 do Archinstall.

E um dos maiores destaques deste lançamento é a revisão completa do TUI (Text User Interface), que agora depende da biblioteca “curses”.

Isso permite layouts mais sofisticados, mantendo uma aparência e comportamento, prometendo uma experiência mais suave para usuários novos e experientes.

Mas não se trata apenas de aparências; o Archinstall 3.0 recebeu melhorias significativas nos bastidores.

Melhorias na qualidade do código foram um foco importante, incluindo melhores recursos de teste e introdução de novos recursos, como suporte para Ruff (um linter e formatador de código Python extremamente rápido).

A versão mais recente também aborda vários problemas persistentes. Por exemplo, uma correção foi implementada para tentar buscar novamente listas de espelhos se ocorrer um erro, abordando um ponto problemático comum durante a instalação.

Outra correção notável garante melhor tratamento de seleções de interface de rede vazias, adicionando uma camada extra de resiliência durante a instalação.

A configuração de criptografia também é melhor tratada — o Archinstall 3.0 agora apaga explicitamente as partições LUKS, reduzindo possíveis problemas.

Enquanto isso, também há funcionalidades adicionadas como get_loop_devices() e melhorias, como excluir o dispositivo de loop archiso da lista instalável para reduzir complexidades desnecessárias durante a instalação.

Outras melhorias de qualidade de vida incluem:

  • Adicionar xss-lock ao instalar o gerenciador de janelas i3.
  • Notificações de locais de arquivos de log após a conclusão da instalação.
  • Melhorias na seleção de espelho local.

Por fim, uma mudança menor, mas digna de nota, é como os números de versão serão apresentados daqui para frente. O Archinstall removerá a notação ‘v’ prefixada; portanto, a próxima versão será simplesmente 3.0.1 em vez de ‘v3.0.0’.

Para saber mais sobre essa versão do Archinstall, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Archinstall

Para obter a versão mais recente do Archinstall, acesse a página do projeto no GitHub.

Mas não deveria ser assim porque o Archinstall 2.8.2 já está disponível nos repositórios estáveis ​​do Arch Linux e pode ser baixado e instalado com um único comando.
sudo pacman -Sy archinstall

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.