Archinstall 3.0.1 lançado com melhor gerenciamento de partição

E foi lançado o Archinstall 3.0.1 com melhor gerenciamento de partição, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja onde baixá-la.

archinstall é uma biblioteca auxiliar para instalar o Arch Linux. Ele é empacotado com diferentes instaladores pré-configurados, como um instalador “guiado”.

O instalador também funciona como uma biblioteca python para instalar o Arch Linux e gerenciar serviços, pacotes e outras coisas dentro do sistema instalado (geralmente de uma mídia ativa).

Archinstall é um instalador guiado que ajuda os usuários a navegar pelo processo de instalação frequentemente complexo do Arch Linux, tornando-o acessível sem comprometer a flexibilidade pela qual a distro é conhecida.

Essencialmente, ele visa eliminar a dor de configurar tudo manualmente durante uma configuração do Arch, ao mesmo tempo em que deixa amplo espaço para personalização e ajustes finos.

Agora, o Archinstall 3.0.1 foi lançado como a versão mais recente do instalador em modo texto do Arch Linux.

Novidades do Archinstall 3.0.1

Archinstall 3.0.1 lançado com melhor gerenciamento de partiçãov
Archinstall 3.0.1 lançado com melhor gerenciamento de partição

O Archinstall 3.0.1, um instalador TUI (Text User Interface) guiado para Arch Linux que visa simplificar o processo de configuração para novos usuários, preservando a flexibilidade e o controle que usuários experientes do Linux esperam, acaba de ser lançado.

Embora esta versão possa parecer um patch menor, ela aborda vários bugs críticos e faz várias melhorias que, em última análise, fornecem uma experiência mais suave para usuários que instalam o Arch Linux.

Nesta versão de patch, os desenvolvedores se concentraram principalmente em refinar os recursos existentes e corrigir bugs que surgiram com a versão 3.0. Uma área significativa de foco foi o gerenciamento de partição.

Em vista disso, o bug de criação de tamanho de partição padrão foi corrigido, e várias melhorias foram feitas na maneira como as partições são manipuladas, incluindo melhor registro de estados de disco e refinamento das convenções de nomenclatura para sinalizadores de partição (como alterar “Boot” para “BOOT”).

Outras mudanças notáveis ​​incluem o tratamento de travamentos quando os usuários tentavam manipulações manuais de partição e a correção de problemas em que as instalações falhavam se certas configurações de usuário não fossem especificadas.

Além disso, o fluxo de instalação foi ajustado para evitar erros relacionados às configurações de nome de host e para garantir o manuseio adequado das opções de montagem Btrfs.

Para aqueles que tiveram problemas ao tentar especificar um usuário durante a instalação, o patch mais recente também corrige esse problema, simplificando a configuração.

Para completar, várias mudanças foram feitas para melhorar a qualidade e a manutenção do código, como a remoção de notas desatualizadas da documentação dos colaboradores e a eliminação de código redundante.

O Archinstall 3.0.1 também alterou seu link de convite do Discord, direcionando os usuários do canal geral para o canal de ajuda.

Essa pequena, mas bem pensada mudança ajuda novos usuários a obter a assistência de que precisam mais facilmente, mostrando o quão responsivos os desenvolvedores são ao feedback da comunidade.

Para saber mais sobre essa versão do Archinstall, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Archinstall

Para obter a versão mais recente do Archinstall, acesse a página do projeto no GitHub.

Mas não deveria ser assim porque o Archinstall 3.0.1 já está disponível nos repositórios estáveis ​​do Arch Linux e pode ser baixado e instalado com um único comando.
sudo pacman -Sy archinstall

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.