E foi lançado o Archinstall 2.8 com correções e melhorias. Confira as novidades dessa atualização e veja onde baixá-la.
archinstall é uma biblioteca auxiliar para instalar o Arch Linux. Ele é empacotado com diferentes instaladores pré-configurados, como um instalador “guiado”.
O instalador também funciona como uma biblioteca python para instalar o Arch Linux e gerenciar serviços, pacotes e outras coisas dentro do sistema instalado (geralmente de uma mídia ativa) .
Agora, o Archinstall 2.8 foi lançado como a versão mais recente do instalador em modo texto do Arch Linux para solucionar vários bugs, atualizar traduções e também adicionar algumas melhorias.
Novidades do Archinstall 2.8
Archinstall 2.8 está aqui para aumentar o tamanho padrão da partição do sistema ESP para 1 GiB para que os usuários não fiquem mais sem espaço, atualize o link sobre como redimensionar a partição raiz ISO inicializada, atualize o manuseio do microcódigo, defina o layout do teclado para o instalação mínima e adicione sincronização do udev antes do lsblk que segue a formatação.
Esta versão também corrige vários bugs de versões anteriores para melhorar o commit da tabela de partição, permitindo testar repositórios, espelhos personalizados, exibição de pacotes instalados para todos os submenus de perfil, início e comprimento da partição /home, finais de linha fstab, Btrfs opções de montagem e diretório de inicialização GRUB.
Além disso, o Archinstall 2.8 muda da imagem oficial semanal para a imagem oficial diária, melhora o arquivo README e atualiza traduções para vários idiomas, incluindo tcheco, português brasileiro, francês, grego, italiano, japonês, hebraico, hindi, húngaro, polonês , russo, tâmil, espanhol e turco.
Para saber mais sobre essa versão do Archinstall, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Archinstall
Para obter a versão mais recente do Archinstall, acesse a página do projeto no GitHub.
No entanto, esta versão será incluída por padrão no próximo snapshot ISO do Arch Linux, para tornar a instalação do Arch Linux mais estável e confiável para iniciantes, mas também para usuários existentes que desejam reinstalar seus sistemas.