E foi lançado o Archinstall 2.8.1 com suporte experimental ao LVM, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja onde baixá-la.
archinstall é uma biblioteca auxiliar para instalar o Arch Linux. Ele é empacotado com diferentes instaladores pré-configurados, como um instalador “guiado”.
O instalador também funciona como uma biblioteca python para instalar o Arch Linux e gerenciar serviços, pacotes e outras coisas dentro do sistema instalado (geralmente de uma mídia ativa) .
Agora, o Archinstall 2.8.1 foi lançado como a versão mais recente do instalador em modo texto do Arch Linux para solucionar vários bugs, atualizar traduções e também adicionar algumas melhorias.
Novidades do Archinstall 2.8.1
Sim. O instalador em modo texto Archinstall 2.8.1 para a popular distribuição Arch Linux foi lançado recentemente como uma atualização robusta introduzindo suporte inicial ao LVM e muitas outras melhorias.
Ou seja, o Archinstall 2.8.1 é a primeira versão do instalador do Arch Linux a oferecer suporte LVM, que estará disponível ao escolher um layout de particionamento padrão.
Embora agora você possa instalar o Arch Linux com um layout de partição LVM, os desenvolvedores observam que o suporte LVM é considerado experimental neste estágio.
Além do suporte LVM, o novo instalador do Arch Linux também apresenta uma tradução para o finlandês, adiciona mais alguns aplicativos ao perfil de desktop Hyprland, renomeia o perfil “Kde” para “KDE Plasma”/”Plasma”, altera o tamanho da partição raiz padrão de 20 GB até 50 GB no máximo, define o tipo de partição raiz como GUID e usa VCS como bloqueio de versão pyparted.
Outras mudanças dignas de nota nesta versão incluem o uso do layout de teclado atual em vez do layout dos EUA por padrão, atualização dos ganchos mkinitcpio.conf para consistência upstream, ignorando dispositivos que geram um DiskException e registram a mensagem de exceção e adicionam melhor cobertura mypy.
Outra mudança interessante no Archinstall 2.8.1 é o trabalho inicial na implementação de uma nova interface baseada em menus usando curses, o que provavelmente deve tornar a instalação do Arch Linux um pouco mais atraente para os recém-chegados.
Isso implementará coisas como exibir o menu de visualização nos menus de várias colunas inferior, direito ou superior, bem como janelas de sobreposição.
desenvolvedor Daniel Girtler disse que:
“Atualmente, o archinstall está usando o menu de termo simples para renderizar o menu interativo. Embora a biblioteca faça seu trabalho, ela também é um tanto limitada em termos de customização. As informações só podem ser mostradas de cima para baixo e não há como utilizar outros espaços na tela para serem mais flexíveis.”
Fora isso, a nova versão do Archinstall corrige vários bugs para melhorar o gerador de localidade, tratamento de espaços livres ausentes e partições excluídas, tratamento de tipos de dispositivos/partições desconhecidos, fs_type nulo de partição e desmontagem de todas as partições.
Várias funções principais foram refatoradas, incluindo Suggest_single_disk_layout(), format() e umount() para uma instalação melhor e mais confiável. Ele também converte a string do caminho da partição em um objeto Path.
Para saber mais sobre essa versão do Archinstall, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Archinstall
Para obter a versão mais recente do Archinstall, acesse a página do projeto no GitHub.
Mas não deveria ser assim porque o Archinstall 2.8.1 já está disponível nos repositórios estáveis do Arch Linux e pode ser baixado e instalado com um único comando.
sudo pacman -Sy archinstall