E foi lançado o Archinstall 2.7 com suporte a imagem unificada do kernel. Confira as novidades e veja como atualizar.
Archinstall é uma biblioteca auxiliar para instalar o Arch Linux. Ele é empacotado com diferentes instaladores pré-configurados, tais como o instalador “guided”.
Ele é apenas mais um instalador guiado/automatizado do Arch Linux com um toque diferente. O instalador também funciona como uma biblioteca python para instalar o Arch Linux e gerenciar serviços, pacotes e outras coisas dentro do sistema instalado (geralmente de uma mídia ao vivo).
O Archinstall promete enviar um instalador guiado que segue os Princípios do Arch, bem como uma biblioteca para gerenciar serviços, pacotes e outros aspectos do Arch Linux.
O instalador guiado fornecerá opções fáceis de usar ao longo do caminho, mas a palavra-chave aqui é opções, elas são opcionais e nunca serão impostas a ninguém. O próprio instalador guiado também é opcional para uso, se desejado, e não forçado a ninguém.
Agora, o script de instalação archinstall do Arch Linux foi atualizado para a versão 2.7, uma versão que apresenta várias correções e outras mudanças para este instalador do Arch Linux fácil de usar.
Novidades do Archinstall 2.7
O instalador baseado em menu do Arch Linux, archinstall, foi atualizado hoje para a versão 2.7, uma versão principal que adiciona alguns novos recursos e corrige muitos bugs.
Archinstall 2.7 introduz dois recursos importantes, nomeadamente suporte para imagem de kernel unificada (UKI), que é um único executável que pode ser inicializado diretamente do firmware UEFI, e a capacidade de verificar novas versões do archinstall ao iniciar o instalador do Arch Linux.
Junto com o novo recurso de verificação de versão, o novo instalador do Arch Linux também melhora as informações de erro do usuário.
Além disso, ele estende as verificações mypy, adiciona suporte inicial ao idioma hindi e introduz melhor documentação usando CSV para tabelas e reorganizando definições de parâmetros e um layout aprimorado.
Além disso, archinstall 2.7 adiciona o pacote nvidia-dkms ao instalar o driver gráfico proprietário da NVIDIA, adiciona um parâmetro –skip-ntp para lidar com o erro “Aguardando a conclusão da sincronização de tempo (systemd-timesyncd.service).” durante a instalação, adiciona a capacidade de lidar com a interrupção do sinal e EOF nos prompts de entrada e simplifica a decodificação do SysCommand.
Entre os bugs abordados no archinstall 2.7, há uma correção para informações ausentes para configuração de disco pré-montado, layout de teclado e menus de fuso horário, instalação de inicialização de texto, redefinição no menu de localidades, visualização de senha, alinhamento final GPT, bootloader Limine e análise de pré configuração de disco montada a partir de um arquivo de configuração.
Também foi corrigida a variável MOUNT_POINT para configuração de disco pré-montado, a linha de comando EFISTUB, bem como erros lógicos nos loops _fetch_lsblk_info() e encrypt().
Por fim, esta versão remove a duplicata select_language() de select_kb_layout() e o uso supérfluo de partprobe.
Para saber mais sobre essa versão do Archinstall, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Archinstall
A nova versão do archinstall está agora disponível nos repositórios de software estáveis do Arch Linux se você quiser usá-la na próxima vez que quiser implantar a popular distribuição GNU/Linux em novos computadores.