Aaron Griffin, Allan McRae e Anatol Pomozov melhorar, e por isso, o Arch Linux agora está mais fácil de instalar a partir da ISO mais recente.
No mundo da informática, existem até memes sobre isso: o usuário do Arch Linux é alguém que sabe o que está fazendo. Uma das razões para a existência de outros projetos como o Antergos ou o Manjaro é que usar o Arch é mais fácil, e quem já tentou o segundo, como é o meu caso, entende bem.
Instalar o Arch Linux não é fácil, e parece que Aaron Griffin, Allan McRae e Anatol Pomozov também sabem disso, então eles decidiram remediar.
Arch Linux agora está mais fácil de instalar a partir da ISO mais recente
Até agora, se quiséssemos instalar este sistema operacional, tínhamos que realizar alguns passos extras e menos simples. E não, não é que agora seja o mesmo que instalar com Ubiquity ou Calamares, não.
É que eles introduziram uma opção que torna as coisas mais fáceis, mas não inicia um instalador com uma interface de usuário.
Assim que iniciamos este instalador simples, ele nos pergunta o idioma, depois continua com outras informações como o disco de instalação, a rede, o desktop e um driver gráfico. Se precisarmos, podemos especificar pacotes extras para instalar.
Para iniciar o instalador, você deve digitar “archinstall”. Já tentei e, logicamente, não é tão simples como no Manjaro, por exemplo, mas você não precisa ser um especialista de nível avançado para instalar o sistema operacional.
O que iremos configurar será o seguinte:
- Língua.
- País.
- Disco onde instalar o sistema operacional.
- Sistema de arquivo.
- Chave se quisermos criptografar o disco.
- Nome da equipe.
- Senha root.
- Criação de um superusuário, que podemos omitir.
- Senha (2 vezes).
- Usuário, que podemos omitir se tivermos criado um superusuário.
- Senha (2 vezes).
- Se tivermos adicionado um usuário que não seja super, indicamos se queremos torná-lo assim.
- Desktop, para escolher entre awesome, desktop, gnome, kde, kde-wayland ou xorg.
- Que placa de vídeo usamos.
- Se quisermos usar o driver proprietário ou de código aberto.
- Se quisermos instalar um pacote, como GIMP ou VLC.
- O tipo de instalação, para escolher entre tirar da ISO ou ens3.
- Fuso horário.
Uma vez que o fuso horário é inserido, ele nos pede para pressionar Enter e a instalação começa.
Em muitas opções, quando temos que escolher, podemos inserir o número ou o texto que aparece. Como explicamos, não é como o instalador que a maioria das distribuições inclui, mas muda muito as coisas.
Enfim, o Arch Linux funciona muito bem e agora que está mais fácil de instalar, que tal?