E foi lançado o Arch Linux 2022.02.01 com o kernel 5.16 e outras atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O Arch Linux é uma distribuição Linux respeitada e conhecida que segue um modelo de release sem interrupção, no qual o usuário instala uma vez e recebe atualizações para sempre.
Além disso, o Arch Linux também gera imagens ISO mensais que contêm todas as atualizações de pacotes enviadas pelos repositórios de software no mês anterior.
Agora, a comunidade Arch Linux lançou uma nova imagem ISO do Arch Linux, para fevereiro de 2022, a primeira a ser alimentada pela melhor e mais recente série de kernel Linux 5.16 LTS, o Arch Linux 2022.02.01.
Novidades do Arch Linux 2022.02.01
O Arch Linux 2022.02.01 já está disponível para download e vem pré-instalado com o Linux 5.16 como kernel padrão para novas instalações e tarefas de resgate/recuperação do sistema.
A imagem ISO inclui o kernel Linux 5.16.4, mas parece que o kernel Linux 5.16.5 também foi lançado hoje e você deve esperar que ele chegue aos arquivos estáveis até o final da semana.
O kernel Linux 5.16 traz vários novos recursos e suporte de hardware aprimorado. Alguns de seus destaques incluem a chamada do sistema FUTEX2 para uma experiência de jogo mais rápida, um novo tipo de evento fanotify para relatórios de integridade do sistema de arquivos, compactação Zstd (Zstandard) atualizada, suporte para Raspberry Pi Compute Module 4 (CM4), um novo driver Realtek 802.11ax, suporte de tunelamento USB4 DP para GPUs AMD e suporte para processadores Intel “Raptor Lake” de 13ª geração.
Além do novo kernel, o snapshot do Arch Linux 2022.02.01 incorpora todos os pacotes atualizados e patches de segurança que foram lançados nos repositórios de software da distribuição durante o mês de janeiro de 2022.
Mais importante ainda, ele vem com o archinstall 2.3.1, a ferramenta que torna a instalação do Arch Linux mais fácil para os recém-chegados.
Esta versão altera o layout do subvolume Btrfs padrão para algo que deve funcionar com snapper/timeshift, altera o tempo limite padrão no systemd-boot de 5 para 15 segundos, adiciona um perfil de aplicativo PipeWire, melhora a comparação UUID, define corretamente o driver amdgpu ao usar o xorg e corrige muitos bugs.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Arch Linux 2022.02.01
Como sempre, os usuários existentes do Arch Linux não precisam fazer o download da nova versão ISO. Para manter suas instalações sempre atualizadas, verifique se você está executando o comando sudo pacman -Syu
de tempos em tempos para obter todas as versões de software mais recentes.
Este lançamento está aqui apenas para novas implementações desta distribuição. Para esses, a imagem ISO do Arch Linux 2022.02.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux