E foi lançado o Arch Linux 2020.09.01 com o kernel 5.8.5, atualizações e correções. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Arch Linux é uma distribuição Linux respeitada e conhecida que segue um modelo de release sem interrupção, no qual o usuário instala uma vez e recebe atualizações para sempre.
Além disso, o Arch Linux também gera imagens ISO mensais que contêm todas as atualizações de pacotes enviadas pelos repositórios de software no mês anterior.
Agora, a última versão ISO do BlackArch Linux já está disponível para download como Arch Linux 2020.09.01. Esse primeiro instantâneo do Arch Linux vem com todas as atualizações e correções de segurança de agosto de 2020.
Novidades do Arch Linux 2020.09.01
O Arch Linux 2020.09.01 já foi lançado e é baseado no kernel Linux 5.8.5.
Considerado como um dos maiores lançamentos de todos os tempos, o kernel Linux 5.8 apresenta mitigações para a vulnerabilidade de hardware SRBDS (Special Register Buffer Data Sampling), também conhecida como CrossTalk, uma nova opção de inicialização initrdmem=boot
que permite especificar uma imagem de disco RAM inicial, como bem como suporte para compressão LZO-RLE no sistema de arquivos F2FS.
Ele também adiciona suporte para Branch Target Identification (BTI) e Shadow Call Stack para a arquitetura AArch64 (ARM64), suporte para criptografia em linha para a camada de bloco, uma nova chamada de sistema faccessat2 (), um novo mecanismo de notificação de evento, suporte para várias instâncias privadas no sistema de arquivos/proc, bem como várias outras mudanças.
O novo instantâneo ISO está aqui bem a tempo para aqueles que desejam implantar o Arch Linux em novos computadores, já que a série do kernel Linux 5.7 usada em versões ISO anteriores atingiu o fim da vida e não receberá mais atualizações de manutenção que abordem problemas de segurança ou melhorias suporte de hardware.
Se o kernel Linux 5.8 não é razão suficiente para fazer você baixar o instantâneo do Arch Linux 2020.09.01 para novas instalações, você deve saber que a versão ISO mais recente também vem com todas as atualizações de agosto e correções de segurança, o que significa que você não tem que baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.
Claro, se você já está usando o Arch Linux e tem uma instalação saudável, não há necessidade de baixar o novo instantâneo ISO. Para manter suas instalações atualizadas, basta executar o comando sudo pacman -Syu
de vez em quando para receber todos os lançamentos de software e tecnologias GNU/Linux mais recentes.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Arch Linux 2020.09.01
Como sempre, os usuários existentes do Arch Linux não precisam fazer o download da nova versão ISO. Para manter suas instalações sempre atualizadas, verifique se você está executando o comando sudo pacman -Syu
de tempos em tempos para obter todas as versões de software mais recentes.
A imagem ISO do Arch Linux 2020.09.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux