A equipe Arch Linux anunciou seu mais recente snapshot, o Arch Linux 2019.06.01 com o kernel 5.1 e muito mais! Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Arch Linux é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente e otimizada para x86_64, voltada para usuários Linux avançados.
Ele usa o ‘pacman’, seu gerenciador de pacotes caseiro, para fornecer atualizações para os aplicativos de software mais recentes com rastreamento total de dependências.
Operando em um sistema de liberação contínua (rolling release), o Arch pode ser instalado a partir de uma imagem de CD ou através de um servidor FTP.
A instalação padrão fornece uma base sólida que permite aos usuários criar uma instalação personalizada.
Além disso, o Arch Build System (ABS) fornece uma maneira de criar facilmente novos pacotes, modificar a configuração de pacotes de ações e compartilhar esses pacotes com outros usuários por meio do repositório de usuários do Arch Linux.
- Como instalar o incrível tema Mac OS X Leopard no Linux
- Como instalar o tema Vimix no Ubuntu e derivados
- Como instalar o bonito tema OS X Mavericks no Linux
- Como instalar o bizarro tema Windows 3.11 no Linux
Novidades do Arch Linux 2019.06.01
O snapshot de junho de 2019 do Arch Linux foi lançado, e é o primeiro a abandonar a série de kernel Linux 5.0 e adotar a mais recente ramificação do kernel Linux, a 5.1.
Sim, o kernel 5.0 do Linux chegou ao fim da vida, o que significa que não receberá atualizações de manutenção, e o Arch Linux 2019.06.01 está aqui como o primeiro instantâneo ISO do aclamado sistema operacional baseado em Linux a ser fornecido com um kernel da mais recente da série 5.1, nomeadamente o kernel Linux 5.1.5.
O kernel Linux 5.1 foi lançado no mês passado e vem com grandes adições, incluindo mais preparações para o ano 2038, I/O assíncrono mais escalável e rápido, suporte para configuração de níveis de compactação Zstd no sistema de arquivos Btrfs, melhor monitoramento de sistema de arquivos e um novo gerenciador de cpuidle chamado TEO.
Ele também adiciona suporte para inicializar em um dispositivo mapeador de dispositivo sem usar initramfs, suporte para patches cumulativos em patch de kernel ativo, suporte para entregar sinais seguros na presença de reutilização PID, suporte para usar memória persistente como RAM e inúmeros drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Arch Linux 2019.06.01
Como em todos os snapshots anteriores do Arch Linux ISO, o lançamento do Arch Linux 2019.06.01 está aqui apenas para novas implementações do sistema operacional baseado em Linux.
Então, se você quiser reinstalar o seu sistema Arch Linux ou implantá-lo em novos computadores, a imagem ISO do Arch Linux 2019.06.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes do Arch Linux não precisam fazer o download do novo snapshot ISO para manter suas instalações atualizadas.
Para esses, basta apenas executar o comando ‘sudo pacman -Syu
‘ em um aplicativo de terminal para instalar a última geração de kernel do Linux 5.1 e todas as atualizações de software e segurança incluídas no Arch Linux 2019.06.01.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- KDE Neon 5.16 já está disponível para download! Confira!
- KDE Plasma 5.16 lançado oficialmente – Confira as novidades
- Driver NVIDIA 430.26 lançado com audio DisplayPort corrigido e mais
- Arch Linux 2019.06.01 lançado com kernel 5.1 e muito mais
- Gestor de computadores em sala de aula: Instale iTALC 2 no Ubuntu e derivados