A equipe Arch Linux anunciou seu mais recente snapshot, o Arch Linux 2019.04.01 com o kernel 5.0.5 e muito mais! Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
O Arch Linux é uma distribuição Linux, desenvolvida de forma independente e otimizada para x86_64, voltada para usuários avançados.
Ele usa o ‘pacman’, seu gerenciador de pacotes caseiro, para fornecer atualizações para os aplicativos de software mais recentes com rastreamento total de dependências.
Operando em um sistema de liberação contínua, o Arch pode ser instalado a partir de uma imagem de CD ou através de um servidor FTP.
A instalação padrão fornece uma base sólida que permite aos usuários criar uma instalação personalizada.
Além disso, o Arch Build System (ABS) fornece uma maneira de criar facilmente novos pacotes, modificar a configuração de pacotes de ações e compartilhar esses pacotes com outros usuários por meio do repositório de usuários do Arch Linux.
Novidades do Arch Linux 2019.04.01
Arch Linux 2019.04.01 é a primeira imagem ISO doesse sistema operacional ser lançado com um kernel (versão 5.0.5) da última versão do Linux 5.0, junto com as últimas atualizações lançadas em março de 2019.
O kernel Linux 5.0 traz várias melhorias de hardware sobre a série Linux 4.x, incluindo o suporte FreeSync para GPUs AMD Radeon através do driver de placa gráfica AMDGPU de código aberto, que permite uma experiência de visualização sem falhas em LCDs com taxas de atualização dinâmicas e um novo recurso de agendamento com reconhecimento de energia que melhora o gerenciamento de energia em dispositivos que usam CPUs big.LITTLE da ARM.
Além disso, a série de kernel Linux 5.0 adiciona suporte para arquivos de troca (swap) no sistema de arquivos Btrfs, suporte à criptografia do sistema de arquivos Adiantum para dispositivos de baixa potência em fscrypt, suporte para o recurso GRO (Generic Receive Offload) na implementação UDP e suporte para o sistema de arquivos binderfs para ativar a execução de várias instâncias do Android.
Para saber mais detalhes e links dessa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Arch Linux 2019.04.01
Como todos os snapshots do Arch Linux, este destina-se apenas a novas implantações do sistema operacional, já que os usuários existentes do Arch Linux não precisarão baixar um novo ISO para manter suas instalações atualizadas.
Se você estiver executando o Arch Linux no seu computador pessoal, você pode obter as atualizações mais recentes e o kernel do Linux 5.0 executando o comando ‘sudo pacman -Syu
‘ em um emulador de terminal ou usando um gerenciador de pacotes gráfico de sua escolha.
Por favor, tenha em mente que você terá que reiniciar o seu computador depois de instalar a nova versão do kernel do Linux.
Mas caso você queira fazer uma nova instalação, a imagem ISO do Arch Linux 2019.04.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Ubuntu instalado em uma partição ZFS? Só na versão 19.10
- GIMP 2.10.10 lançado com novos recursos, otimizações e correções
- Ubuntu MATE 19.04 e 18.04.2 para GPD Pocket e GDP Pocket 2 lançados
- OpenRazer 2.5.0 lançado com mais suporte a laptops e mouse