Arch Linux 2018.10.01 lançado – Confira as novidades e baixe

Uma nova mídia de instalação do Arch Linux foi lançada, o Arch Linux 2018.10.01. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


O Arch Linux é uma distribuição Linux otimizada e desenvolvida de forma independente, e que também gerou vários derivados, como fez o Debian e RedHat.

Arch Linux 2018.10.01 lançado - Confira as novidades e baixe
Arch Linux 2018.10.01 lançado – Confira as novidades e baixe

Essa distro é atualizada usando um sistema de liberação contínua (rolling release) que segue um modelo de lançamento onde os usuários instalam uma vez e recebem atualizações para sempre.

A instalação padrão fornece uma base sólida que permite aos usuários criar uma instalação personalizada.

Com isso, o Arch pode ser instalado a partir de uma imagem de CD ou através de um servidor FTP, e depois, basta continuar atualizando.

Arch Linux usa um gerenciador de pacotes próprio chamado pacman, para fornecer atualizações aos aplicativos de software mais recentes com rastreamento total de dependência.

O Arch Build System (ABS) fornece uma maneira de construir facilmente novos pacotes, modificar a configuração dos pacotes de estoque e compartilhar esses pacotes com outros usuários através do repositório de usuários do Arch Linux.

Novidades do Arch Linux 2018.10.01

O projeto Arch Linux lançou o snapshot ISO de outubro de 2018 do seu sistema operacional Arch Linux para oferecer aos usuários um meio de instalação atualizado, incorporando todas as correções de segurança mais recentes.

O Arch Linux 2018.10.01 chegou como a imagem ISO mais atualizada dessa popular distribuição Linux usada por centenas de milhares de usuários em todo o mundo.

É alimentado pelo kernel do Linux 4.18.9, embora o kernel do Linux 4.18.10 já esteja no repositório estável, e o kernel do Linux 4.18.11 mais recente esteja no Testing.

Como esperado, o Arch Linux 2018.10.01 também inclui todas as atualizações de software e correções de segurança mais recentes que foram lançadas nos arquivos principais em setembro de 2018.

Isso significa que você não precisará baixar centenas de atualizações após instalar o Arch Linux em um novo computador.

Como dito antes, o Arch Linux é um sistema operacional contínuo que segue o chamado modelo de lançamento contínuo (rolling release), no qual o usuário instala uma vez e recebe atualizações para sempre, ou pelo menos até que ele faça alguma coisa que interrompa a instalação e precise reinstalá-la.

É aqui que os instantâneos ISO mensais entram em cena.

Em outras palavras, o Arch Linux 2018.10.01 está aqui apenas para nova instalação, para aqueles que querem reinstalar ou implantar a distribuição Linux em novos computadores sem baixar centenas de atualizações após a instalação, exceto aquelas que são lançadas desde que essa ISO foi criada.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Arch Linux 2018.10.01

Quem já está usando Arch Linux não precisa fazer o download do novo snapshot ISO para manter suas instalações atualizadas, mas para garantir que tenham todas as atualizações de segurança e de software mais recentes instaladas.

Para atualizar suas instalações do Arch Linux, apenas execute o comando sudo pacman -Syu em um emulador de terminal e reinicialize.

A imagem ISO do 2018.08.01 pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.