Uma nova mídia de instalação do Arch Linux foi lançada, o Arch Linux 2018.09.01. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
O Arch Linux é uma distribuição Linux otimizada e desenvolvida de forma independente e que é atualizada usando um sistema de liberação contínua (rolling release), que segue um modelo de lançamento onde os usuários instalam uma vez e recebem atualizações para sempre.
Por conta disso, o Arch pode ser instalado a partir de uma imagem de CD ou através de um servidor FTP, e depois, basta continuar atualizando.
A instalação padrão fornece uma base sólida que permite aos usuários criar uma instalação personalizada.
Por baixo do capô, o Arch Linux usa um gerenciador de pacotes próprio chamado pacman, para fornecer atualizações aos aplicativos de software mais recentes com rastreamento total de dependência.
Para completar, o Arch Build System (ABS) fornece uma maneira de construir facilmente novos pacotes, modificar a configuração dos pacotes de estoque e compartilhar esses pacotes com outros usuários através do repositório de usuários do Arch Linux.
Novidades do Arch Linux 2018.09.01
O Arch Linux 2018.09.01 é uma mídia de instalação atualizada que incorpora todas as atualizações de software e patches de segurança lançados ao longo de agosto de 2018, desde o lançamento da ISO Arch Linux 2018.08.01.
O Arch Linux 2018.09.01 chegou esta semana como o primeiro instantâneo a fazer com que os pacotes do kernel, o núcleo de todos os sistemas operacionais baseados em Linux, passem à mais recente e avançada série de kernel, a 4.18.
O snapshot ISO do mês passado, Arch Linux 2018.08.01, ainda usava o kernel Linux 4.17.11 porque o kernel do Linux 4.18 foi lançado cerca de duas semanas depois, no dia 12 de agosto de 2018.
Mas agora que o kernel do Linux 4.17 chegou ao fim da vida, era hora de o Arch Linux receber um novo kernel, consequentemente, esse último snapshot ISO é alimentado pelo kernel do Linux 4.18.5.
O kernel Linux 4.18 traz mais correções para Spectre, desta vez para o Spectre V1 e V2 na arquitetura ARM de 32 bits, assim como para o Specter Variant 4 nas arquiteturas ARM64 (AArch64) e ARMv8.
Ele também possui um compilador just-in-time para programas eBPF na arquitetura de 32 bits (x86) e adiciona suporte oficial ao processador móvel Snapdragon 845 ARM da Qualcomm.
Além do kernel 4.18.5, o snapshot do Arch Linux 2018.09.01 também incorpora todo o software atualizado e correções de segurança lançadas através dos principais repositórios ao longo de agosto de 2018.
Baixe e experimente o Arch Linux 2018.09.01
Quem já está usando Arch Linux não precisa fazer o download do novo snapshot ISO para manter suas instalações atualizadas, mas para garantir que tenham todas as atualizações de segurança e de software mais recentes instaladas.
Para atualizar suas instalações do Arch Linux, apenas execute o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal e reinicialize.
Para aqueles que desejam implantar o sistema operacional em novos computadores, a imagem ISO do 2018.09.01 pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Confira as melhorias do KDE Plasma 5.14 dessa semana
- Cosmic Star Heroine para Linux beta chegou no Steam
- O esperado sistema operacional Haiku Beta está cada vez mais próximo
- Mir voltou a funcionar em smartphones, graças aos UBports
- Futuro telefone Nokia poderia ter cinco câmeras traseiras
- Tor Mobile Browser para Android já está disponível para download
- Arch Linux 2018.09.01 lançado com kernel 4.18! Confira!
- Como instalar o conversor de mídia Format Junkie no Ubuntu