Arch Linux 2018.03.01 lançado – Confira as novidades e baixe

Se você queria implantar o sistema operacional Arch Linux com o kernel Linux 4.15, pré-instalado no seu computador pessoal, agora você pode, usando a imagem lançada recentemente, o Arch Linux 2018.03.01. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


O Arch Linux é uma distribuição Linux otimizada desenvolvida de forma independente, i686 e x86_64. Ele usa um gerenciador de pacotes próprio chamado pacman, para fornecer atualizações aos aplicativos de software mais recentes com rastreamento total de dependência.

Arch Linux 2018.03.01 lançado - Confira as novidades e baixe
Arch Linux 2018.03.01 lançado – Confira as novidades e baixe

Operando em um sistema de liberação contínua (rolling release), o Arch pode ser instalado a partir de uma imagem de CD ou através de um servidor FTP. A instalação padrão fornece uma base sólida que permite aos usuários criar uma instalação personalizada.

Além disso, o Arch Build System (ABS) fornece uma maneira de construir facilmente novos pacotes, modificar a configuração dos pacotes de estoque e compartilhar esses pacotes com outros usuários através do repositório de usuários do Arch Linux.

Novidades do Arch Linux 2018.03.01

Arch Linux 2018.03.01 é o primeiro release do sistema entregar o kernel 4.15 por padrão, o que significa que todas as novas instalações do Arch Linux serão agora seja alimentadas pelo kernel 4.15.

O kernel 4.15 já estava disponível no repositorio do Arch Linux desde o mês passado para os usuários existentes que queriam atualizar e desfrutar de seus novos recursos, como patches para vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter, suporte para a arquitetura RISC-V, suporte AMD Secure Encrypted Virtualization, e muito mais.

Um pouco maior em tamanho com cerca de 20 MB ou mais, em comparação com o instantâneo ISO do mês passado, o Arch Linux 2018.03.01 também incorpora todas as atualizações de pacotes e patches de segurança que foram lançados para usuários existentes através dos repositórios oficiais de software durante todo o mês de fevereiro 2018.

Então, para manter esta história curta, se você planeja reinstalar seu sistema operacional Arch Linux e você não quer ou não tem tempo para atualizar os pacotes para versões mais recentes disponíveis nos repositórios, agora você pode baixar a ISO do snapshot Arch Linux 2018.03.01, grave-o em uma unidade flash USB e instale o sistema.

Quanto aos usuários existentes, tudo o que você precisa fazer para manter sua instalação do Arch Linux atualizada é executar o comando sudo pacman -Syu em um terminal. O Arch Linux 2018.03.01 inclui o kernel do Linux 4.15.6, mas parece que o kernel do Linux 4.15.7 já está no repositório de testes, então, espere uma atualização para seu sistema operacional em breve.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Conheça melhor a distribuição Arch Linux

Para saber mais sobre a distribuição Arch Linux, clique nesse link.

Baixe e experimente o Arch Linux 2018.03.01

A imagem ISO do Arch Linux 2018.03.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.