E foi lançado o APT 2.9.3 com novo solucionador de pacotes, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O APT (Advanced Package Tool) é a ferramenta de gerenciamento de pacotes do Debian e seus derivados. Além do Debian e de suas distribuições derivadas, o APT também é usado em algumas distribuições baseadas no gerenciador de pacotes rpm, como PCLinuxOS e ALT Linux.
O APT simplifica o processo de gerenciamento de software, automatizando a recuperação, configuração e instalação de pacotes de software, seja de arquivos pré compilados ou compilando o código fonte.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão da ferramenta de gerenciamento de pacotes APT 2.9.3, desenvolvida pelo projeto Debian.
Novidades do APT 2.9.3
A ferramenta de empacotamento APT do Debian está caminhando para o grande lançamento do APT 3.0.
A série de desenvolvimento do APT 2.9 está em andamento e estreou no mês passado a nova interface de usuário (CLI) do APT com exibição em colunas, texto colorido e outras melhorias para esta ferramenta amplamente utilizada em ambientes baseados em Debian.
Dito isso, o APT 2.9.3 foi lançado como a mais nova versão de desenvolvimento e a novidade nesta versão é um novo solucionador de pacotes.
O novo solucionador 3.0 “solver3” é um solucionador totalmente retroativo, pacotes instalados manualmente não são promovidos para remoção, a remoção automática é mais agressiva e outras melhorias em relação ao código do solucionador atual.
Por enquanto este novo solucionador no APT 2.9.3+ só é ativado se usar a opção de linha de comando “--solver 3.0
“.
O desenvolvedor Debian Julian Andres Klode, que liderou este novo solucionador APT 3.0, escreveu uma postagem no blog com mais detalhes técnicos sobre este solucionador.
Para saber mais sobre essa versão do APT, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o APT 2
O APTP está disponível por padrão em sistemas baseados no Debian. Portanto, basta aguardar, que esta atualização chegará ao seu sistema junto com as atualizações de sistema.