E foi lançado o APT 2.6 com atualizações para o uso de firmware não-livre. Confira as novidades dessa importante atualização.
O APT (Advanced Package Tool) é a ferramenta de gerenciamento de pacotes do Debian e seus derivados.
Esta é uma ferramenta de pacote avançada, uma interface de usuário de software livre que funciona com bibliotecas centrais para lidar com a instalação e remoção de software no Debian e em distribuições Linux baseadas nele.
Além do Debian e de suas distribuições derivadas, o APT também é usado em algumas distribuições baseadas no gerenciador de pacotes rpm, como PCLinuxOS e ALT Linux.
Agora, os desenvolvedores do Debian lançaram hoje o APT 2.6 como a versão mais recente deste gerenciador de pacotes que será lançado como parte do próximo lançamento do Debian 12 “Bookworm”.
Novidades do APT 2.6
O APT 2.6 incorpora mudanças para lidar com “firmware não-livre” após a votação do Debian no ano passado para lidar melhor com firmware não-livre em sua distribuição Linux.
Isso inclui avançar para que os pacotes de firmware não-livres sejam incluídos na mídia oficial, os binários de firmware não-livres serão ativados por padrão quando determinado que são necessários e a possibilidade de os usuários desativarem isso na inicialização.
Essas mudanças estão sendo feitas para melhor suportar o Debian em diferentes hardwares com firmware não-livre frequentemente sendo necessário de GPUs para adaptadores WiFi para o suporte de driver de código aberto funcionar, atualizações de microcódigo de CPU de código fechado geralmente fornecendo correções de segurança, etc.
Indo junto com o instalador Debian atualizado para lidar com firmware não-livre, o lançamento do APT 2.6 tem suas atualizações em torno desta seção de firmware não-livre.
Para saber mais sobre essa versão do APT, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o APT 2.6
O APTP está disponível por padrão em sistemas baseados no Debian. Portanto, não é necessário instalar ele, basta apenas manter o sistema atualizado.