Para alcançar mais apps Android, a Amazon anunciou que sua Appstore no Windows 11 está aberta a todos os desenvolvedores.
O Windows 11 inclui um recurso opcional que permite executar aplicativos Android em PCs com Windows.
O subsistema do Windows para Android (WSA) estreou como uma prévia no outono de 2021 e tornou-se disponível um ano depois, o que significa que você não precisava executar uma versão beta ou canal de desenvolvimento do Windows para usá-lo.
Mas, em vez de fazer parceria com o Google para trazer aplicativos Android para o Windows, a Microsoft fez parceria com a Amazon e empacotou a Amazon Appstore com o WSA.
E apesar da afirmação da Microsoft no outono passado de que 50.000 aplicativos estavam disponíveis, a Appstore para Windows 11 tem sido em grande parte uma cidade fantasma, em parte porque a Amazon trabalhou apenas com um pequeno grupo de desenvolvedores para trazer oficialmente seus aplicativos para o Windows.
Agora, a Amazon diz que a Appstore no Windows 11 está “geralmente disponível para todos os desenvolvedores“, o que significa que deve ser muito mais fácil para os desenvolvedores de aplicativos Android trazer seus aplicativos para o Windows.
Appstore no Windows 11 está aberta a todos os desenvolvedores
A Amazon observa que os desenvolvedores podem portar seus aplicativos para o Windows testando-os em um PC com Windows 11 com o Windows Subsystem para Android instalado.
A principal diferença entre executar aplicativos Android no PC e no celular é que a maioria dos usuários de PC interage com os aplicativos usando um mouse e/ou teclado, mas os desenvolvedores também desejam garantir que seus aplicativos funcionem bem com arquitetura x86 e gráficos de PC, entre outras coisas .
Já faz um tempo desde que testei a Appstore no Windows 11, mas quando a abri esta manhã, descobri que alguns jogos mais antigos já vinculados à minha conta, incluindo Monument Valley e World Of Goo, estavam disponíveis para download e ambos pareciam funcionar bem no Windows, embora o Monument Valley seja executado apenas em uma janela em forma de telefone, enquanto o World of Goo funciona bem em uma janela maior voltada para a paisagem.
Infelizmente, o World of Goo parece não estar mais disponível para download na Amazon Appstore para novos clientes, o que é parte do problema da parceria da Microsoft com a Amazon em vez do Google: apenas um pequeno subconjunto de todos os aplicativos Android está disponível na loja da Amazon.
Dito isso, talvez a ação da Amazon de abrir as portas para todos os desenvolvedores possa atrair mais alguns desenvolvedores que buscam garantir que seus aplicativos possam ser executados em PCs com Windows, bem como em tablets Amazon Fire, Fire TVs e outros dispositivos baseados em Android com a Amazon Appstore instalada.
Quando você instala o Subsistema Windows para Android, a Amazon Appstore é instalada automaticamente como parte do processo, tornando-a a maneira mais fácil de instalar aplicativos Android em um PC com Windows.
Mas as pessoas têm encontrado outras maneiras de carregar aplicativos Android em PCs com Windows desde que o Subsistema do Windows para Android está disponível.
Existem vários aplicativos de código aberto que facilitam o sideload de aplicativos Android baixados de fontes de terceiros. E ainda é possível instalar a Google Play Store usando ferramentas como MagiskOnWSA (que também fornece acesso root e suporte para remoção da Amazon Appstore).
Portanto, se houver um aplicativo Android que você realmente deseja executar em seu computador que não esteja disponível na Amazon, ainda há opções.
Mas para a maioria dos usuários casuais, suponho que seja uma boa notícia que a Amazon tenha anunciado a disponibilidade geral da Appstore no Windows… mesmo que seja quase dois anos após o lançamento do WSA.