Apps compatíveis com Linux para arquitetos e designers de interiores

Confira nesse artigo alguns apps compatíveis com Linux para arquitetos e designers de interiores, que podem ser usados sem gastar praticamente nada.

Os segmentos da arquitetura e do design de interiores possuem muitos potenciais benefícios a partir da utilização de softwares livres.

A utilização destes sistemas acaba promovendo um movimento chamado arquitetura aberta, em que grupos de profissionais compartilham suas criações sob licença de código aberto, em busca de construções prediais e mobiliárias de maior qualidade e mais acessíveis para a população, democratizando os projetos.

Apps compatíveis com Linux para arquitetos e designers de interiores

Apps compatíveis com Linux para arquitetos e designers de interiores
Apps compatíveis com Linux para arquitetos e designers de interiores

Confira abaixo alguns dos apps compatíveis com Linux que os profissionais podem utilizar:

FreeCAD

Este é um modelador de CAD 3D, muito utilizado pelos arquitetos por conta de seu código aberto. O software é bem construído e permite a expansão de suas funcionalidades através de uma vasta gama de plug-ins, aumentando ainda mais as possibilidades profissionais.

Ele é capaz de lidar com importação e exportação em diversos formatos de objetos 3D, e seu código fonte está disponível no GitHub, sob licença LGPL. Veja aqui como instalar o programa via Flatpak.

LibreCAD

O LibreCAD é outra opção de modelador de código aberto, mais indicado para aqueles profissionais que já estão familiarizados com o AutoCAD, pois a interface de ambos são muito parecidas.

Além disso, o formato padrão de importação e exportação deste software é o AutoCAD DXF. No entanto, o LibreCAD é mais limitado do que o programa anterior, pois só realiza modelações em 2D – ideal para a criação de plantas.

SweetHome 3D

O Sweet Home 3D é um dos softwares de design de interiores mais utilizados na atualidade. Os motivos desse sucesso são a facilidade no uso e o fato de ser aberto, disponível no SourceForge e distribuído sob a GNU General Public License.

Com ele, é possível organizar o mobiliário dos ambientes em 2D e visualizar os espaços em 3D.

A designer de interiores Juliana Perin destaca no site do nicho SWEETESTHOME o uso intuitivo do programa: “O Sweet Home 3D pode ser usado até mesmo por não profissionais que estão se aventurando em remodelar o interior das próprias casas, permitindo uma prévia bem eficiente de todos os ambientes antes de realizar a mudança”.

Blender

Para aqueles profissionais que buscam algo similar ao SketchUp, o Blender é o software ideal. Ele é uma suíte de criação 3D, totalmente livre e aberta.

Apesar de contar com outras funções mais elaboradas, como a edição de vídeos, as funcionalidades mais úteis do Blender para arquitetos e designers de interiores são a criação de imagens estáticas e animações em 3D.

Mesmo sendo um programa extremamente poderoso, utilizado até para a criação de filmes e jogos, o Blender conta com diversas facilidades para os profissionais.

Ele é multi-plataforma, feito em OpenGL GUI, e é totalmente personalizável através de scripts, podendo ser adequado conforme as necessidades de cada projeto.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 1.354

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.