Segundo uma desmontagem do novo MacBook Pro com processador Apple M2, a Apple se livrou completamente dos semicondutores da Intel.
Sim. nos modelos mais recentes de MacBook, a Apple se livrou dos chips mais recentes que estavam de alguma forma associados à Intel.
Apple se livrou completamente dos semicondutores da Intel
Uma desmontagem do novo MacBook Pro com processador Apple M2 mostrou que ele não usa os cronômetros USB4 da Intel que estavam presentes nos laptops da geração anterior.
Nos modelos MacBook Pro da geração anterior, a Apple usava os temporizadores Intel JHL8040R para fornecer suporte a USB4 e Thunderbolt. O modelo 2022 usa semicondutores marcados U09PY3. Você pode vê-lo na imagem abaixo.
Não conhecemos o fabricante do U09PY3, mas definitivamente não é Intel. A própria Apple não disse nada sobre mudar a base de componentes. No entanto, ninguém esperava isso dele.
Talvez a empresa tenha decidido substituir os chips com base em considerações logísticas ou considerado vantajoso financeiramente. Outra razão pode ser que a Apple estava descontente com o desempenho dos chips Intel JHL8040R. No entanto, isso é apenas especulação.
Curiosamente, não apenas a Apple, mas também a AMD parecem ter abandonado os cronômetros Intel USB4.
Alguns usuários notaram que os laptops mais recentes baseados nos processadores AMD Rembrandt não usam esses semicondutores. Em vez disso, os laptops usam cronômetros USB4 rotulados como KB8001 Matterhorn da startup suíça Kandou.
Segundo a empresa, seus produtos estão “em uso em laptops por cinco dos seis principais OEMs de PCs”, e os próprios dispositivos são compatíveis com todas as plataformas do mercado.
De acordo com as últimas notícias, os processadores Intel Raptor Lake serão baseados praticamente nas mesmas microarquiteturas do atual Alder Lake.
Como ficou conhecido pelos documentos da Intel TMA, os grandes núcleos Raptor Cove nas novas CPUs e os núcleos Golden Cove nos atuais são idênticos no nível da microarquitetura.
Ou seja, de fato, trata-se da mesma microarquitetura, mas, claro, novos núcleos receberão algumas otimizações.
Foi dito anteriormente que o Lago Raptore seria mais uma atualização do Lago Alder do que uma geração completamente nova, mas isso agora foi confirmado.
VIA: Tomshardware