Graças a uma patente recém aprovada nos Estados Unidos, em breve a Apple poderá melhorar a digitação do iPhone na chuva.
A Apple acaba de receber uma nova patente do Escritório de Marcas e Patentes dos EUA chamada “Modificando a funcionalidade de um dispositivo eletrônico durante um evento de exposição à umidade” que pode facilitar o uso de um iPhone na chuva.
Apple poderá melhorar a digitação do iPhone na chuva
Sim. A Apple poderá melhorar a digitação do iPhone na chuva. Claro, seu telefone provavelmente foi construído para resistir a alguma umidade, mas isso não facilita a digitação em uma tela molhada ou com os dedos molhados.
A Apple planeja que a tela do iPhone se ajuste à umidade, seja chuva leve, encharcamento constante ou se o aparelho estiver sendo usado debaixo d’água.
Toques falsos na tela gerados pelo líquido serão detectados pela tecnologia listada na patente e eliminados.
Os controles na tela podem mudar de acordo com os botões crescendo ao mesmo tempo que se afastam de outros botões para melhorar a precisão de pressionar o botão direito quando a tela está molhada.
Ao mesmo tempo, a tela capacitiva do iPhone mudaria automaticamente para uma tela sensível à pressão semelhante às tecnologias Force Touch e 3D Touch da Apple, que não são mais usadas.
Para evitar que gotas de chuva ou líquido acionem acidentalmente as entradas de toque, a Apple exigiria que essas pressões de dedo tivessem mais força do que um limite dinâmico que mudaria dependendo do tipo de evento de umidade (chuva leve, chuva forte, por exemplo) que está causando a tela de toque difícil de digitar com precisão.
Uma imagem na documentação da patente mostra um aplicativo de câmera do iPhone que oferece configurações para os modos “seco”, “molhado” e “subaquático”. Dependendo do modo, são feitas alterações na interface do usuário da câmera.
Por exemplo, no modo molhado, alguns recursos são removidos da interface do usuário, enquanto no modo subaquático, alguns controles são substituídos por botões extragrandes. Eles são mais fáceis de ativar debaixo d’água, mas têm funcionalidade restrita.
O display do telefone mostrará a profundidade atual do dispositivo para que o usuário o mantenha dentro dos limites de resistência à água do aparelho.
A Apple terá que tomar cuidado com a expansão do tamanho e as mudanças de localização dos botões da interface do usuário da câmera para garantir que os usuários não fiquem confusos.
A Apple recebe tantas patentes ao longo de um ano e nem todas resultam em uma nova tecnologia que é implementada imediatamente. Não está claro se a Apple estará interessada em implementar essa patente imediatamente.