Após anos obrigando usuários e empresas a usar sua App Store, finalmente a Apple pode permitir lojas de apps de terceiros em iPhones e iPads.
Deseja instalar um aplicativo ou jogo em um iPhone ou iPad? As únicas maneiras oficiais de fazer isso são obtê-los na App Store ou configurar uma conta de desenvolvedor. E tem sido assim desde que a App Store foi lançada em 2008.
Mas, de acordo com um novo relato de Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple está se preparando para permitir que os usuários instalem aplicativos de terceiros e até mesmo lojas de aplicativos alternativas em iPhones e iPads.
Apple pode permitir lojas de apps de terceiros em iPhones e iPads
Sim. A Apple pode permitir lojas de apps de terceiros em iPhones e iPads. A medida é considerada parte de um esforço para cumprir as regras da União Europeia definidas para entrar em vigor em 2024, destinadas a estimular a concorrência.
E isso significa que é muito provável que a Apple só ofereça suporte à instalação de aplicativos de fora da App Store nos países da UE inicialmente.
Mas assim que a Apple reformular seu sistema operacional para que seja possível instalar aplicativos sem usar a loja da Apple, não ficaria surpreso se outros países aprovassem leis semelhantes que induzissem a Apple a trazer o recurso para outras regiões nos próximos anos.
A Apple há muito insiste que a App Store serve a vários propósitos. Ele permite que a empresa examine aplicativos para fins de segurança e proteção.
Isso torna mais fácil para os usuários encontrarem todos os aplicativos que procuram porque estão todos em um só lugar. E a Apple oferece uma experiência unificada para cobrança, assinaturas e atualizações de software, entre outras coisas.
Mas a Apple também cobra dos desenvolvedores uma taxa de até 30% de qualquer pagamento feito pela App Store. Isso inclui assinaturas e compras no aplicativo, bem como pagamentos únicos.
E isso levou alguns fabricantes de aplicativos a remover totalmente os pagamentos no aplicativo, direcionando os usuários a pagar por meio de um site. Outros, como a Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, contestou diretamente as políticas da Apple no tribunal.
De acordo com a Bloomberg, a Apple ainda está considerando se deve oferecer suporte a sistemas de pagamento de terceiros dentro de aplicativos iOS e iPadOS (conforme exigido pelas regras da UE), e a empresa está procurando maneiras de garantir que os aplicativos que são carregados de fora da App Store atender aos requisitos de segurança da Apple (pode haver taxas associadas a isso também).
Portanto, é possível que a empresa abra seus dispositivos móveis para aplicativos de terceiros e instalações de lojas de aplicativos, enquanto ainda tenta extrair dinheiro de todos os desenvolvedores de aplicativos para iPhone e iPad.
Suspeito que essa mudança levaria a mais batalhas legais, mas não é como se a Apple tivesse vergonha de apresentar seu caso no tribunal quando necessário.
Outro boato um tanto surpreendente daquele artigo da Bloomberg?
A Apple pode finalmente permitir que navegadores de iPhone e iPad de terceiros usem seus próprios mecanismos de renderização, em vez do mecanismo WebKit usado pelo Safari.
Isso pode levar a novas versões do Firefox, Chrome e outras empresas que usam seus próprios mecanismos de renderização.
A empresa também pode abrir algumas APIs e recursos de hardware que atualmente estão disponíveis apenas para aplicativos e serviços da própria Apple.
Por exemplo, um dia você poderá usar o chip NFC em dispositivos iOS com aplicativos de pagamento móvel de terceiros e não apenas com o Apple Pay.
Mas parece que muito disso ainda está no ar, então podemos não descobrir quanto a Apple planeja abrir seus jardins murados iOS e iPadOS até mais perto de 2024.