Através de um pedido formal ao entidade americana de patentes, a Apple patenteou um modo de transparência automática para AirPods Pro.
De acordo com o analista altamente confiável da TF International, Ming-Chi Kuo, os fones de ouvido AirPods Pro 2 True Wireless Stereo devem ser lançados ainda este ano, talvez durante o terceiro trimestre.
A principal diferença entre o seu par médio de AirPods e o modelo Pro de preço premium é o cancelamento de ruído ativo (ANC); o último impede que o ruído ambiente se misture com o conteúdo de streaming ouvido através dos fones de ouvido com Bluetooth.
Mas, caso você precise ouvir o que está acontecendo em segundo plano enquanto transmite música para o AirPods Pro, o modo de transparência permitirá que você ouça um carro buzinando para alertá-lo para sair do caminho, uma sirene da polícia caso você esteja sendo parado, ou um amigável “olá” de um amigo que o viu andando na rua.
O problema de ativar o modo de transparência é que ele permite todo o ruído de fundo, independentemente do que seja.
Mas e se você pudesse escolher quais sons chegam até você através do modo de transparência? Isso pode melhorar seu prazer de usar o AirPods Pro, sabendo que o modo de transparência permanecerá desativado até que alguém que você selecionou esteja tentando falar com você ou ocorra um evento que precise de sua ação imediata.
Dito isso, em em julho do ano passado, a Apple patenteou um modo de transparência automática para AirPods Pro.
Apple patenteou um modo de transparência automática para AirPods Pro
A Apple registrou um pedido de patente (via AppleInsider) intitulado “Interromper para dispositivos de áudio com cancelamento de ruído” que detalha um método mais seletivo de deixar o ruído externo ser ouvido através do AirPods Pro.
Com a tecnologia discutida no pedido de patente, um usuário poderá determinar antecipadamente quem tem permissão para romper o ANC.
Como a Apple afirma na documentação:
“Por exemplo, o usuário pode desejar ser interrompido por um ou mais contatos pré-designados que são identificados em um dispositivo eletrônico associado como contatos autorizados para interrupção, ou por uma pessoa que fala uma palavra-chave designada para o usuário.”
Em outras palavras, o Cancelamento Ativo de Ruído permaneceria em vigor até que as pessoas autorizadas pelo usuário começassem a falar.
A voz da outra pessoa pode ser reconhecida, ou o nome dessa pessoa pode ser mencionado pelo usuário, ou tanto o usuário quanto o contato podem criar uma senha específica que ativaria o modo de transparência.
A patente também observa que o usuário pode treinar o sistema para reconhecer certos sons importantes que você gostaria de ouvir imediatamente “como sirenes de polícia ou ambulância, ou alarmes de fumaça ou incêndio”. É como ter o modo de transparência definido como “automático”.
O rastreamento de condicionamento físico pode estar chegando ao AirPods Pro 2
Existem outras diferenças entre os AirPods e o AirPods Pro, além do último oferecer ANC.
Por exemplo, a variante “Pro” inclui a capacidade de o usuário desfrutar de um ajuste personalizável.
Ironicamente, os AirPods de terceira geração oferecem maior duração da bateria do que o AirPods Pro, mas esperamos que isso mude com o AirPods Pro 2.
Também podemos ver que a nova versão premium dos fones de ouvido apresenta um novo design, possivelmente descartando a haste icônica e reconhecível do dispositivo.
Isso pode fazer com que o AirPods Pro 2 se pareça com alguns dos fones de ouvido fabricados pelos concorrentes, sem mencionar o Beats Fit Pro da Apple.
Outras possíveis mudanças para o AirPods Pro 2 incluem a adição de novos sensores que permitirão ao dispositivo realizar algum tipo de rastreamento de condicionamento físico.
Também é esperado um novo chip que facilitará a conexão dos wearables com outros dispositivos.
E a Apple está procurando uma maneira de usar o AirPods Pro 2 como um dispositivo para medir certas métricas de saúde, assim como o Apple Watch faz agora.
O pedido de patente foi originalmente registrado pela Apple no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA (USPTO) em julho passado.