Depois de resistir a isso por vários anos, finalmente a Apple levará as mensagens RCS para os iPhones em 2024.
Durante anos, o Google e fabricantes de telefones rivais pressionaram a Apple a adotar um padrão de mensagens de texto de última geração chamado RCS (Rich Communication Services). E durante anos, a Apple indicou que não tem intenção de fazer isso.
Mas agora parece que a Apple está mudando de rumo: em um breve comunicado publicado pela Bloomberg e 9to5Mac, a Apple diz que “adicionará suporte para RCS Universal Profile” em 2024.
Apple levará as mensagens RCS para os iPhones em 2024
Sim. A Apple levará as mensagens RCS para os iPhones em 2024 no seu aplicativo de mensagens, o iMessage.
RCS é basicamente uma atualização de SMS e MMS, que traz suporte para recursos como compartilhamento de fotos e vídeos de alta qualidade, recibos de leitura e indicadores de digitação para avisar quando alguém está respondendo.
Todos esses recursos já estão disponíveis no serviço iMessage da Apple, mas apenas quando você usa o iMessage para se comunicar com outra pessoa usando um dispositivo Apple.
Grande parte do motivo pelo qual o Google tem pressionado a Apple para oferecer suporte ao RCS é porque isso tornará mais fácil para os usuários de Android e iOS enviarem mensagens entre si sem perder alguns desses recursos.
E é exatamente por isso que a Apple resistiu à mudança: a empresa insiste há muito tempo que você deveria comprar um iPhone se quiser uma melhor experiência de mensagens com outros usuários do iPhone.
Então, por que a mudança de coração?
Como relata Mark Gurman da Bloomberg, o anúncio “ocorre num momento em que a Apple enfrenta mais escrutínio dos reguladores”, e talvez mostrar um pouco menos de resistência à interoperabilidade ajude a evitar futuras ações legais contra a empresa.
A Apple não está exatamente apostando tudo no RCS, sugerindo que “funcionará junto com o iMessage”, mas que “o melhor e mais seguro serviço de mensagens para usuários da Apple” continuará a ser o iMessage.
Em outras palavras, o iMessage não será interoperável com outras plataformas tão cedo. E as bolhas verdes também não vão desaparecer (a menos que os usuários do Android passem por alguns obstáculos para mascará-las).
Mas a Apple está pelo menos abandonando sua resistência ao RCS, o que é, alguma coisa, eu acho.