Apple Intelligence, a IA da Apple com foco na privacidade

Conheça a Apple Intelligence, a IA da Apple com foco na privacidade, segundo a própria empresa. Confira os detalhes dessa importante novidade.

A Apple pode ter ajudado a popularizar a ideia de um assistente virtual com seu software Siri, mas nos últimos anos o Siri se tornou alvo de piadas por seus recursos limitados, enquanto rivais como Google, Microsoft e Meta foram mais rápidos em trazer recursos generativos de IA para seus Usuários.

Agora, a Apple está apresentando sua própria versão de IA, que chama de Apple Intelligence.

Apple Intelligence, a IA da Apple com foco na privacidade

Apple Intelligence, a IA da Apple com foco na privacidade

Como esperamos de produtos com IA inicial, o software pode ajudá-lo com escrita, fotografia, edição de imagens e muito mais. Também traz um grande impulso para o Siri. O Apple Intelligence está integrado ao iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.

Embora a maioria dos recursos que a Apple promete pareçam familiares neste momento, há pelo menos um grande recurso que ajuda a diferenciar o Apple Intelligence da maioria dos outros serviços generativos de IA que vimos até agora: a ênfase da Apple na privacidade.

A empresa vem construindo “motores neurais” em seus chips há anos e agora afirma que aproveitará esses recursos para processamento no dispositivo sempre que possível.

Isso significa que há um requisito mínimo de sistema: você precisará de um dispositivo com um chip Apple A17 Pro ou melhor, o que significa que o Apple Intelligence será limitado a um smartphone Apple A15 Pro ou melhor ou a um iPad ou Mac recente com um Apple M1 ou processador mais rápido.

Apple Intelligence, a IA da Apple com foco na privacidade

Porém, nem tudo pode ser tratado com o processamento no dispositivo, então a Apple está introduzindo o que chama de “Computação em nuvem privada” para recursos de IA baseados em nuvem, permitindo que seu dispositivo local se conecte a um servidor remoto quando necessário.

Mas a Apple diz que isso é feito por “servidores Apple silicon dedicados” que não armazenam dados do usuário nem os tornam acessíveis à Apple de forma alguma.

Em outras palavras, a Apple não está treinando seus modelos de IA de acordo com suas solicitações porque nem mesmo as armazena.

Dito isso, a Apple está adicionando integração ChatGPT ao Siri e suas ferramentas de auxílio à escrita para iOS, iPadOS e macOS ainda este ano, permitindo aos usuários acessar recursos do popular serviço OpenAI.

Mas mesmo assim, a Apple diz que as solicitações dos usuários não serão registradas. A funcionalidade ChatGPT também estará disponível gratuitamente – os usuários não precisarão de uma conta ChatGPT paga.

OK, chega de privacidade. O que o Apple Intelligence realmente faz? Aqui estão alguns destaques:

  • A Siri está passando por uma reformulação com reconhecimento de contexto, entrada baseada em voz e texto, com melhor compreensão da linguagem natural e “a capacidade de agir dentro e entre aplicativos”. Ele está ciente do que está na tela, permitindo que você interaja com qualquer coisa que veja. E agora a Siri também pode fornecer instruções passo a passo sobre como fazer coisas no seu dispositivo,
  • As ferramentas de escrita podem resumir grandes pedaços de texto e ajudá-lo a escrever, revisar ou reescrever texto “virtualmente em todos os lugares que você escreve”.
  • As Notificações Prioritárias podem determinar quais notificações são mais importantes, colocá-las no topo e fornecer resumos para ajudá-lo a ler seus alertas mais rapidamente.
  • As mensagens prioritárias no Mail podem fazer o mesmo com a sua caixa de entrada de e-mail.
  • Você pode obter  resumos de mensagens de e-mail mais longas ou gravações de áudio capturadas nos aplicativos Notas ou Telefone.
  • Reduzir interrupções no modo Foco pode identificar notificações que podem realmente valer a pena a distração, mesmo quando você não deseja ser incomodado.
  • A Resposta Inteligente no Mail ajuda a identificar perguntas a serem respondidas em uma mensagem ou outros itens que você queira incluir em sua resposta.
  • A funcionalidade de imagem generativa ajuda a criar emojis personalizados por meio de um recurso Genmoji . Há também um aplicativo Image Playground e um  recurso Image Wand para iPad que permite transformar um esboço feito com um Apple Pencil em uma imagem mais polida. Ou você pode circular um espaço vazio na tela e o Image Wand analisará outro conteúdo da página para determinar que tipo de ilustração pode ser apropriada.
  • Memory Movie in Photos permite que você descreva um filme e encontre suas fotos e vídeos que melhor correspondam e crie um vídeo a partir deles. Você também pode  pesquisar fotos e vídeos digitando uma descrição.
  • Uma nova ferramenta Clean Up  em Fotos remove objetos de fundo. Isto parece familiar .

Uma coisa interessante a notar é que, embora a Apple seja a empresa mais recente a oferecer uma ferramenta de geração de imagens baseada em IA, o aplicativo Image Playground não permite criar imagens fotorrealistas ou copiar o estilo de artistas específicos.

Em vez disso, os usuários podem selecionar apenas três estilos diferentes de imagem:

  • Esboço
  • Ilustração
  • Animação

Esse conjunto limitado de estilos pode ser um recurso e não um bug, pois pode ajudar a eliminar preocupações sobre deepfakes ou violação de direitos autorais.

Sair da versão mobile